Como funciona a metodologia no ambiente de trabalho?
A metodologia 5s é uma ferramenta de gestão de empresas criada no Japão, que propõe uma cultura de organização tanto em âmbito empresarial, quanto pessoal.
O termo 5S é derivado de cinco palavras japonesas que no português é traduzido em cinco sensos: Seiri - senso de utilização, Seiton - senso de organização, Seiso - senso de limpeza, Seiketsu - senso de saúde e Shitsuke - senso de disciplina.
Quando praticados, estes sensos possibilitam um ambiente de trabalho adequado para uma maior produtividade, transformando o local de trabalho em um ambiente da qualidade. Veja o que cada um significa:
Seiri - senso de utilização - tem o objetivo de eliminar o que for desnecessário, mantendo no ambiente de trabalho mais limpo, apenas com o que é realmente importante para a realização do mesmo.
Seiton - senso de organização – o objetivo agora é manter o ambiente organizado. Todos os colaboradores precisam saber exatamente onde encontrar os materiais e documentos que precisam. O desafio é definir, arrumar e ordenar aquilo que permaneceu no setor.
Seiso - senso de limpeza – a limpeza é responsabilidade de todos e não somente da equipe de limpeza. A ideia é manter o ambiente sempre limpo, sujando o mínimo possível e eliminando de maneira simples as fontes de sujeira. Dessa forma é possível evitar perdas e danos de materiais e produtos, obtendo maior produtividade das pessoas e da empresa.
Seiketsu - senso de saúde - saúde não é somente questão fisiológica, é preciso manter um ambiente favorável à saúde e à higiene. É importante manter o bem-estar e satisfação com o local de trabalho.
Shitsuke - senso de disciplina - Para desenvolver um novo hábito e mantê-lo a longo prazo, a disciplina é extremamente importante. Por isso, é essencial desenvolver a conscientização das equipes, estabelecendo um senso de autodisciplina e estimulando que os novos processos e valores sejam absorvidos por todos.
A metodologia 5s é uma estratégia eficaz para organizações que passam por problemas de produtividade, com ela é possível diminuir o desperdício de recursos humanos e materiais.
Publicações relacionadas
XVI Congresso Internacional de Administração em Oftalmologia
O XVI Congresso Internacional de Administração em Oftalmologia ocorrerá entre os dias 29 e 31 de maio de 2025 no Transamérica Expo Center - SP. É a oportunidade de ...
Programa de Consultoria de Gestão em Acesso 2024 SBAO & Glaukos - Aula 7
A SBAO e a Glaukos tem o prazer de convidá-lo(a) para a sétima aula do Programa de Consultoria de Tributação Eficiente - Parceria Glaukos e SBAO, com...
Imersão Presbiopia 2024
A SBAO vai estar presente na Imersão Presbiopia 2024!