Inteligência artificial na saúde: o Brasil na rota das pesquisas

Ceará passa a sediar centro de estudos sobre a promissora tecnologia. Aplicações englobam melhora do diagnóstico e do acompanhamento de pacientes.

Nos últimos anos, o meio acadêmico, o setor produtivo e a sociedade como um todo têm assistido, muitas vezes apenas como consumidores, à introdução massiva e crescente de tecnologias de inteligência artificial (IA) no cotidiano. Há claras evidências de que atingimos um ponto sem retorno, dada a velocidade com que tais tecnologias têm sido apresentadas e incorporadas

Embora não seja exagerado ou prematuro afirmar que a IA representa um avanço tecnológico com alto poder de transformação social e econômica, é preciso levar em consideração o tempo e as discussões nos fóruns necessários para que se estabeleçam parâmetros, limites e critérios para a utilização dela no dia a dia.

Enquanto isso, é natural que governos, universidades e empresas se unam para produzir pesquisas que dirijam tal impacto no sentido do bem-estar da população. E a área da saúde é uma das que mais podem se beneficiar dessa vanguarda.

Confira mais desta matéria  através do site: saude.abril.com.br