Estabelecimentos de saúde questionam piso salarial de profissionais de enfermagem
Para a confederação do setor, a lei que criou o piso gera risco de descontinuação de tratamentos essenciais.
A Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde) questiona, no Supremo Tribunal Federal (STF), dispositivos da Lei 14.434/2022 que fixam piso salarial para enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e para parteiras. A matéria é objeto da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7222, de relatoria do ministro Luís Roberto Barroso.
O piso estabelecido na lei para os enfermeiros é de R$ 4.750. Técnicos de enfermagem têm como piso 70% desse valor, e auxiliares de enfermagem e parteiras 50%.
Análise de impacto
Segundo a confederação, o Projeto de Lei (PL) 2564/2020, que deu origem à lei, foi aprovado de forma rápida e sem amadurecimento legislativo na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, onde não passou por nenhuma comissão, mesmo diante da relevância da medida e de seus impactos significativos.
Outro argumento é o de quebra da autonomia orçamentária dos estados e dos municípios, com risco de descontinuação de tratamentos essenciais em razão da limitação dos recursos financeiros e do aumento dos serviços privados de saúde. De acordo com a CNSaúde, deveriam ter sido realizados estudos sobre a viabilidade da adoção de novo piso, levando em consideração os impactos econômicos diretos e indiretos. Porém, essas questões não foram avaliadas durante a tramitação do PL.
Ainda de acordo com a confederação, qualquer lei envolvendo aumento de remuneração de servidores públicos federais é de iniciativa privativa do chefe do Poder Executivo. De forma subsidiária, pede que o STF exclua interpretação que obrigue a aplicação do piso pelas pessoas jurídicas de direito privado.
Publicações relacionadas
TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A APOSENTADORIA DO MÉDICO
Nosso parceiro Taques & Paiva Advocacia disponibilizou para os sócios SBAO, de forma gratuita a cartilha: “TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A APOSENTADORIA DO MÉDI...
Inteligência artificial na saúde: o Brasil na rota das pesquisas
Ceará passa a sediar centro de estudos sobre a promissora tecnologia. Aplicações englobam melhora do diagnóstico e do acompanhamento de pacientes. Nos últimos anos,...
Os Desafios Atuais da Gestão em Saúde
Certamente os processos de Gestão adotados por uma Organização em Saúde determinam os seus resultados, sejam eles de sucesso ou insucesso. Executar boas práticas em ...