6 conselhos para ajudar na Tomada de Decisão
A tomada de decisão consiste no processo pelo qual os líderes identificam e selecionam entre as opções para alcançar os objetivos desejados. Este processo envolve a análise de informações, a avaliação de riscos, a criação de planos para implementar as decisões envolvendo uma ação entre duas ou mais alternativas possíveis, a fim de se chegar a uma solução para um dado problema.
As lideranças são de suma importância nesse processo, pois o indivíduo que lidera tem um ótimo relacionamento com os colaboradores tomam decisões assertivas para obtendo melhores resultados nos projetos.
Mas afinal, tomar decisões devem apenas se referir aos lideres?
Não apenas os líderes devem tomar decisões, mas todos os funcionários devem ter a oportunidade de participar do processo de tomada de decisões.
De acordo com Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Gallup em 2020, sobre a diferença entre resultados de equipes engajadas e não engajadas, com mais de 1,8 milhão de colaboradores, em 230 empresas e em 73 países, identificou que colaboradores engajados vendem 20% a mais, são 17% mais produtivos e apresentam 40% a menos de absenteísmo. Empresas com maior nível médio de engajamento de seus colaboradores geram 21% a mais de lucro. Pensando em ambiente de trabalho, a plataforma Glint divulgou um estudo sobre o tamanho do ‘desgaste’ gerado por pessoas não engajadas. A taxa de atritos desnecessários gerados pelos colaboradores desengajados é, em média, 12 vezes maior, se comparada à gerada pelos colaboradores altamente engajados.
Para tomar decisões assertivas no ambiente de trabalho separamos 5 maneiras para facilitar seu processo:
- Estabeleça metas de longo prazo e use-as para medir suas decisões;
- Alinhe seus objetivos com seus valores principais;
- Avalie e reavalie seus gastos;
- Entenda os impactos de suas decisões e analise as alternativas com calma;
- Lembre-se de sua equipe peça opiniões aos colaboradores;
- Tome decisões baseadas em dados.
Sendo assim, as decisões mais eficazes devem gerar um trabalho melhor que leve em direção de seus objetivos de longo prazo. e estes devem ser orientados pelos valores centrais do negócio.
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