Médico que obtiver vantagem ao indicar tratamento poderá ser punido
Projeto de lei - que prevê multa e até um ano de cadeia - foi aprovado em comissão da Câmara, e busca evitar indicação de procedimentos, medicamentos e próteses irregulares.
A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou, na última quarta-feira (12), projeto que pune o profissional da área de saúde que obtiver vantagem ao encaminhar paciente para procedimentos e ao comercializar ou indicar medicamentos, órteses, próteses ou implantes. A pena prevista para o crime é de detenção de três meses a um ano e multa.
A medida está prevista no Projeto de Lei 3650/12, da deputada Manuela d’Ávila (PCdoB-RS), que recebeu parecer favorável do deputado João Ananias (PCdoB-CE), com emenda. A emenda deixa claro que o profissional só será punido se sua indicação de tratamento for calcada em interesses financeiros.
“São condenáveis condutas de oferecer encaminhamentos sem haver a solicitação, com vistas a receber lucros ou porcentagens das vendas à custa das pessoas. Essa conduta é antiética e deve ser combatida a todo o preço”, disse Ananias.
O parlamentar destaca que os códigos de éticas dos médicos, de dentistas e de fisioterapeutas já combatem a promiscuidade de interesses. “Porém, em casos em que as diretrizes éticas não se mostrarem suficientes, a penalização no texto legal de conduta eticamente condenada é extremamente salutar”, complementa.
A proposta altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), que hoje já prevê detenção de três meses a um ano e multa para quem fizer afirmação falsa sobre produtos ou serviços. A lei atual, no entanto, não faz especificações quanto aos serviços médicos.
Já aprovada pela Comissão de Defesa do Consumidor, a proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, será votada pelo Plenário. Sua íntegra pode ser lida no site da Câmara.
Lara Haje, para Agência Câmara
Publicações relacionadas
XVI Congresso Internacional de Administração em Oftalmologia
O XVI Congresso Internacional de Administração em Oftalmologia ocorrerá entre os dias 29 e 31 de maio de 2025 no Transamérica Expo Center - SP. É a oportunidade de ...
Programa de Consultoria de Gestão em Acesso 2024 SBAO & Glaukos - Aula 7
A SBAO e a Glaukos tem o prazer de convidá-lo(a) para a sétima aula do Programa de Consultoria de Tributação Eficiente - Parceria Glaukos e SBAO, com...
Imersão Presbiopia 2024
A SBAO vai estar presente na Imersão Presbiopia 2024!