Mudança na Prova Nacional de Oftalmologia
A partir de 2012, a Prova Nacional de Oftalmologia passará a incluir questões sobre Saúde Ocular Comunitária,Ética Médica e Administração Pública e Privada em Oftalmologia. Além disso, foram alterados alguns critérios para a aprovação dos candidatos. Estas decisões foram tomadas durante a reunião da Comissão de Ensino com a Diretoria do CBO realizada em 10 de março na sede da Associação Médica Brasileira (AMB) em São Paulo (SP).
A partir da próxima edição da Prova Nacional de Oftalmologia serão incluídas questões sobre Administração Pública (princípios básicos do SUS) e Privada em Oftalmologia; Ética Médica e Profissionalismo e Saúde Ocular Comunitária (Epidemiologia/Prevenção da Cegueira). As questões sobre esses temas serão inseridas na Prova Teórica I e a bibliografia para ser indicada aos candidatos está sendo compilada para ser publicada junto com o edital da prova.
A Comissão de Ensino, juntamente com a Diretoria do CBO, também aprovou a alteração da média necessária para a aprovação do candidato na Prova Nacional de Oftalmologia que, a partir de 2012, será de 6,5 (ao invés da média 7,0 necessária até então). A comissão também decidiu que será mantida a nota mínima (6,0) em cada prova para garantir a aprovação.
O presidente do CBO, Marco Antônio Rey de Faria, o coordenador da Comissão de Ensino, Rubens Belfort Junior e a assessora da Comissão, Fátima Lufti.
Nota: "A fim de atualizar os oftalmologistas, o CBO em parceria com a SBAO, realizará uma teleconferência sobre Administração em Oftalmologia no dia 14 de julho, com transmissão online."