SBCP/ML apresenta site voltado para público leigo na sede da AMB

Jornalistas conheceram o site Lab Tests Online BR (www.labtestsonline.org.br) em uma entrevista coletiva realizada na sede da Associação Médica Brasileira (AMB), em São Paulo, dia 31 de agosto. O site foi lançado pelo Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/ Medicina Laboaratorial (SBCP/ML).
Desenvolvido em 2001 pela American Association for Clinical Chemistry (AACC), respeitada instituição dos EUA, Lab Tests Online é uma fonte de informações importante para o público leigo compreender os exames laboratoriais e as doenças e estados clínicos relacionados. Também é uma forma de os profissionais de saúde manterem-se em dia com a medicina diagnóstica.
Somente no primeiro semestre deste ano, o total de acessos mensais em todas as versões ultrapassou a marca de 3 milhões.
Com a versão lançada pela SBPC/ML, o Brasil passa a integrar um grupo que reúne 11 países, além dos EUA: Austrália, Alemanha, China, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália, Polônia, Reino Unido e República Checa. Estão em fase de desenvolvimento os sites de Portugal, Romênia e Turquia.
"A intenção é difundir o conhecimento científico ao público leigo e profissionais de saúde. O site usa linguagem compreensível e é uma fonte de informações segura e correta sobre exames laboratoriais", diz o presidente da SBPC/ML, Carlos Ballarati.
Para o ex-presidente da SBPC/ML e membro do corpo editorial do site, Alvaro Martins, o site vem preencher uma lacuna no setor porque faltam informações qualificadas e sem interesse comercial sobre exames e como se preparar antes de ir ao laboratório, por exemplo.
"Lab Tests Online BR não pretende substituir a prescrição médica ao paciente, mas servir como uma fonte de auxílio a profissionais e ao público leigo. É uma prestação de serviços absolutamente gratuita, adaptada às nossas características culturais e de atendimento pelos laboratórios. Ele é mantido e atualizado por médicos patologistas clínicos", acrescenta.
"A medicina laboratorial é uma especialidade muito dinâmica, com grande quantidade de informações geradas a cada dia", diz o vice-diretor Científico da SBPC/ML e membro do corpo editorial do Lab Tests Online BR, Murilo Melo. "O maior desafio é manter o site atualizado e relevante."
Ele acrescenta que esse trabalho compreende a inclusão de novos testes, estados clínicos, doenças, verbetes no glossário, notícias e diversas outras informações.
As atualizações são debatidas em reuniões do corpo editorial de todos os países que têm versões do site. No caso do Brasil, muitos exames apresentam adequações à nossa realidade.
Ao ser lançado, Lab Tests Online BR ainda apresenta páginas em inglês. Isso acontece porque elas estão em fase de tradução. É um processo permanente porque o site é dinâmico para acompanhar a evolução da própria medicina.
Publicações relacionadas
Brasil discute criação de Agência Única para avaliação de tecnologias em saúde
Um estudo publicado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) analisa os impactos e oportunidades da criação de uma Agência Nacional de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ANATS), pr...
OMS alerta: déficit de 5,8 milhões de enfermeiros aprofunda desigualdades globais
Genebra, 12 de maio de 2025 — O novo relatório State of the World’s Nursing 2025 mostra que o número de enfermeiros subiu de 27,9 milhões (2018) para 29,8 milhões (2023), mas o mundo ainda pre...
Sistema de saúde brasileiro ainda enfrenta barreiras para alcançar digitalização plena, aponta estudo da TGT ISG
Um relatório da TGT ISG revela que o sistema de saúde brasileiro ainda está distante de uma digitalização completa, apesar dos avanços e do crescente interesse em modernizar os serviços por mei...