Planos de saúde: operadoras recebem 1.751 queixas por mês

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As queixas foram feitas à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e as principais causas são negativa de cobertura, demora no atendimento e reajuste de preços.

 

Diante do universo de 43 milhões de clientes que os planos de saúde têm no País, o número de reclamações pode ser considerado baixo - ainda que os dados mostrem que a agência recebe, em média, 58 queixas por dia ou 1.751 por mês. Porém, há que se lembrar que a agência não é o único órgão que recebe reclamações de consumidores - e nem o mais conhecido.

 

O Procon-SP e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), apenas para citar dois nomes, também desempenham esse papel. As reclamações registradas pela ANS, obviamente, estão concentradas nas empresas de grande porte. Com uma maior base de usuários, elas receberam 8.449 queixas, contra 2.256 para as operadoras de médio porte e 1.255 para as de pequeno porte. Os órgãos de defesa do consumidor orientam os clientes dos planos a reclamarem sempre que enfrentarem qualquer dificuldade no atendimento. A queixa deve ser feita não apenas à operadora, mas também à ANS, seja pelo site www.ans.gov.br ou pelo telefone 0800 701 9656. Dessa forma, além de a agência poder acionar a operadora para que o consumidor seja atendido, ela também consegue mapear melhor os problemas do mercado.