Sistema de TI torna a criação de cuidados paliativos fácil e acessível

Imagem Destacada

Um novo sistema de TI foi anunciado pelo serviço clínico britânico NHS Coordinate My Care (CMC, que deve tornar a criação de cuidados paliativos personalizados mais fácil e acessível, e aumentar a satisfação com os serviços de saúde e com o atendimento aos pacientes do sistema público de saúde. Desde o seu início em 2012, o programa inovador criou mais de 25 mil iniciativas de cuidados paliativos eletrônicos personalizados em toda Londres com a esperança de que um novo sistema impulsione ainda mais a captação de usuários na capital inglesa e em outras localidades.

Atualmente, o CMC, que é hospedado pelo The Royal Marsden NHS Foundation Trust, compartilha dados dos cuidados paliativos por toda Londres seja durante o expediente ou não, para clínicos-gerais, comunidades de enfermagem, de grupos de cuidados paliativos, hospitais, hospícios, agentes sociais, para o Serviço de Ambulância de Londres, para o serviço telefônico NHS 111 e casas de cuidados, para garantir que todo grupo de profissionais de saúde envolvidos nos cuidados dos pacientes estejam conectados 24 horas por dia, sete dias por semana.

John Middleton, gerente-geral do CMC disse, “25 mil cuidados por toda Londres tem sido uma conquista fantástica e uma prova da necessidade não atendida de cuidados centrados nos pacientes em estado terminal (End-Of-Life – EOL, em inglês). De fato, 79% dos usuários do CMC que morreram desde a criação de seu registro de cuidado paliativo no CMC, morreram em seus locais de escolha. Isto é um atendimento centrado nos pacientes que melhora suas experiências e a de seus familiares em tempos difíceis”. Ele adiciona, “Nós temos investido no novo sistema de TI depois de escutar nossos usuários para garantir ao maior número de pacientes e médicos os benefícios deste serviço vital”.

O sistema de TI criado em parceria com a InterSystems possui funcionalidade e é acompanhada por módulos de treinamento e-learning abrangendo todos os aspectos do serviço, incluindo como criar um registro EOL. A Dra. Caroline Chill, diretora-clínica de Integração e Idosos e Adultos Vulneráveis, do Grupo de Comissionamento Clínico (Clinical Comissioning Group – CCG, em inglês) de Merton e clínica-geral em Merton, disse, “Como uma ocupada clínica-geral, estou perfeitamente ciente da pressão do tempo sobre os médicos. Este novo sistema de TI é muito mais amigável ao usuário e deve reduzir o tempo tomado para a criação e atualização dos registros de EOL do CMC”.

Um relatório recente da Unidade de Inteligência Econômica elogiou o atendimento a pacientes em estado terminal no Reino Unido como o melhor do mundo citando qualidade e disponibilidade dos serviços, graças ao NHS e ao movimento de cuidados paliativos, como “inigualável”. Entretanto, o relatório apontou espaço para melhorias, ecoando constatações feitas pelo Provedor de Justiça Parlamentar e dos Serviços de Saúde na Inglaterra, que criticou os serviços de cuidados a pacientes em estado terminal.

A professora Julia Riley, Clinical Lead para a CMC e Consultora de Cuidados Paliativos nos hospitais The Royal Marsden & Royal Brompton recomenda cautela. “Nós somos bons, mas podemos fazer melhor e eu acredito fortemente que o avanço do planejamento de saúde é o caminho a ser seguido. Serviços de banco on-line e caixas eletrônicos nos dão acesso 24/7 às nossas finanças. Os registros de cuidados paliativos digitais podem ser a resposta para um atendimento flexível, no modelo 24/7 totalmente centrado no paciente, e propiciar reduzir custos para o NHS, tudo ao mesmo tempo”.

A próxima fase de implantação para o Coordinate My Care inclui o aumento da interoperabilidade com clínicos gerais, serviços comunitários, sistemas de TI para atendimentos agudos e urgentes, resultando na entrega de interoperabilidade completa, permitindo aos usuários utilizar o serviço CMC perfeitamente dentro de seus sistemas de hospedagem quando apropriado.

Fonte: Saúde Business, 11/01/2016.