Expedição faz cirurgias de catarata em população ribeirinha

Imagem Destacada

Equipe da Escola Paulista de Medicina percorreu rios Solimões e Amazonas para realizar cirurgias utilizando novas técnicas.

Ajudar a população ribeirinha a enxergar novamente: este foi o objetivo de uma expedição realizada na região da Amazônia pela equipe do professor Rubens Belfort Junior, titular da oftalmologia da Escola Paulista de Medicina (EPM) e do Hospital São Paulo. Entre 26 de outubro e 2 de novembro os profissionais acessaram de barco pequenas cidades na margem do rio. Professores convidados de Portugal e da Índia também participaram.

O objetivo foi operar em uma semana 400 pessoas com catarata, utilizando equipamentos e lentes intraoculares consideradas superiores à técnica convencional. A Alcon contribuiu com equipamentos para realização das cirurgias e com a doação de lentes intraoculares. Parte dos gastos foi financiada pela Champalimaud, fundação filantrópica portuguesa com foco em pesquisas oncológicas e oftalmológicas.

Foi montado um consultório itinerante em um barco, que passou por sete cidades próximas aos rios Negro e Amazonas. A equipe também ficou responsável pelo acompanhamento do pós-operatório, além de doar óculos fornecidos pela Lupa.

Ao todo excursionaram 13 médicos, duas instrumentadoras, 1 fotógrafo e os tripulantes do barco.