Novartis licenciará tecnologia de lentes de contato do Google

São Paulo - A farmacêutica suíça Novartis fechou negociação com o Google e irá licenciar a tecnologia de lentes de contato inteligentes desenvolvida pela empresa para tratamento de pacientes com diabetes. As informações são da Reuters e do Estado de S. paulo. 
 
Através de uma lente de contato equipada com microchips e antena, o dispositivo criado pelo Google permite o monitoramento dos níveis de açúcar no sangue. Dessa forma, a lente de contato inteligente consegue gerar uma leitura do nível de glicose de uma lágrima a cada segundo, com o potencial de substituir a necessidade que pacientes com diabetes têm de furar seus dedos para testes com gotas de sangue ao longo do dia. 
 
A Novartis desenvolverá o produto através da sua unidade de oftalmologia Alcon. De acordo com o presidente-executivo da Novartis, Joe Jimenez, em comunicado, este é um passo fundamental para ir além dos limites da gestão tradicional de doenças, "começando pelo o olho”. 
 
A farmacêutica suíça quer utilizar o produto não apenas para o tratamento de diabetes, mas também para tratar pessoas com presbiopia, conhecida popularmente como “vista cansada”. A tecnologia das lentes poderia ajudar a ajustar o foco automático natural dos olhos para ver de perto. 
 
Os termos financeiros do acordo com o Google, que dá à Alcon a oportunidade de desenvolver e comercializar a lente inteligente, não foram divulgados pela Novartis. Apesar da iniciativa das duas empresas, o produto ainda precisa ser aprovado pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, em inglês), para que possa ser comercializado.