Hospitais e clínicas investem em serviços diferenciados para fidelizar clientes

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Internet sem fio no quarto, mensagens de texto para lembrar a consulta ou o exame, o 'primeiro bercinho' do bebê. Esses são alguns itens da lista dos agrados que clínicas e hospitais vêm oferecendo aos pacientes. A exemplo de lojas de grifes que tratam seus clientes de forma especial para deslumbrar os clientes, hospitais e clínicas também oferecem um carinho a mais aos seus pacientes.
 
Na Clínica Pró Nascer (RJ), especializada em reprodução assistida, as futuras mamães que optam pela Fertilização in Vitro são presenteadas com o 'primeiro bercinho' do bebê. O 'presente' trata-se da plaquinha onde ficaram os embriões, até o momento da transferência para o útero da mamãe.
 
Segundo a biomédica Roberta Nogueira, as pacientes ficam muito surpresas e emocionadas com o mimo. "Elas adoram! Incluem até no álbum do bebê", diz. A ideia, que recebeu o apelido carinhoso de 'Primeiro Bercinho do Bebê' foi adotada desde a inauguração da clínica há sete anos. "A plaquinha vai com o nome da mamãe e do marido, e escrevemos: Boa Sorte!", completa a especialista.
 
Entretenimento durante internação:
No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), no Rio de Janeiro, os quartos são equipados com sistema de internet sem fio, sem custo adicional na diária do paciente. O serviço é extensivo ao acompanhante que levar seu laptop: Basta localizar a rede interna do hospital e navegar sem limite.
 
Segundo a gerente de Hotelaria do HSVP, Mônica Rodrigues, o serviço, que é oferecido desde 2005, tem o objetivo de facilitar a vida dos pacientes e manter a interatividade com seus afazeres habituais. "Assim que são apresentados ao quarto, o paciente é orientado por um auxiliar de hotelaria sobre o serviço", conta a gerente.
 
Outra instituição que oferece além do bom atendimento e da excelência médica é o Hospital Balbino (RJ), que implantou o serviço confirmação de consultas e exames agendados através de SMS, o permitindo ao paciente não esquecer o compromisso e até desmarcá-lo, se necessário. O serviço funciona desde o início de julho e os resultados já começam a aparecer. "Logo no primeiro dia, vários clientes entraram em contato para desmarcar consulta com antecedência. Com isso, podemos abrir agendamento para outros que estão na espera", afirma a coordenadora do Setor de Atendimento, Jana Brasil.
 
Com cerca de 700 mensagens diárias, a ideia da direção do hospital é, no futuro, utilizar o serviço também para envio de dicas de saúde, mensagens de aniversário e outras divulgações para seus clientes. Outro mimo oferecido pelo Balbino é o serviço de mensagem para o amigo internado. A ferramenta serve para estreitar a distância dos familiares e amigos que, por algum motivo, não podem visitar o paciente. Para a ouvidora Evaneide Moreira, que encaminha os recados para os pacientes, a mensagem é uma forma de mostrar solidariedade, atenção e carinho ao paciente internado. "O objetivo desta iniciativa é viabilizar a comunicação de quem não pode estar junto ao paciente, mas que gostaria de se mostrar presente de alguma forma, sobretudo em internações de longa permanência", explica.