Entidades médicas nacionais apresentam relatório do ENEM

No período de 28 a 30 de julho, as entidades médicas nacionais (Conselho Federal de Medicina, Federação Nacional dos Médicos e Associação Médica Brasileira) promoveram o XII Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem). O objetivo foi avaliar e debater a conjuntura política que envolve o exercício da profissão médica e a oferta de assistência nas redes pública e privada no país. Cerca de 600 representantes de todo os estados contribuíram com a elaboração de propostas para qualificar os serviços e permitir a boa prática da Medicina, sempre em defesa dos interesses da sociedade.
Como resultados do XII Enem, os médicos – representados pelas suas entidades nacionais – produziram documentos que, acreditam, devem ser balizadores para a tomada de decisões de atuais e futuros gestores. Do Relatório Final do Encontro, constam 115 deliberações que tratam de temas relacionados ao ensino da Medicina, ao trabalho médico e ao estabelecimento de políticas públicas para a Saúde, entre outros. No Manifesto à Nação, aprovado por aclamação, apresentaram à sociedade diagnóstico da situação atual e apontaram soluções que devem ser adotadas para enfrentá-lo.
Na intenção de contribuir para ampliar o foco da reflexão sobre o quadro atual da saúde brasileira, que carece de medidas urgentes nas esferas pública e privada, o Conselho Regional de Medicina do Paraná encaminha os textos às autoridades locais de forma a valorizar este debate fundamental para a definição de rumos ainda mais promissores para o futuro do Brasil.
Publicações relacionadas
Programação da SBAO 2025
Confira a programação e os temas:
Líderes de saúde precisam se engajar politicamente para enfrentar desafios do setor
setor de saúde enfrenta grandes desafios globais e locais, como desigualdades, envelhecimento populacional, obesidade e impactos da COVID-19. No Brasil, sustentabilidade, tecnologia, custos e central...
IMPOSTO DE RENDA: a partir de agora, recibo médico só poderá ser eletrônico, pelo aplicativo da Receita.
A partir de janeiro de 2025, uma mudança significativa impacta na rotina de médicos, dentistas e outros profissionais de saúde: a obrigatoriedade de emitir recibos de pagamento exclusivamente at...