AMB discute luta médica nacional

Faltando ainda 11 meses para a troca de diretoria que administrará a AMB na próxima gestão, a entidade deu início às discussões sobre o contexto da luta médica nacional. O tema foi pauta única da reunião conjunta entre os Conselhos Deliberativo, Científico e Diretoria Plena, realizada no dia 20 de agosto, na sede da Associação Médica de Brasília, em Brasília.


O presidente José Luiz Gomes do Amaral abriu o encontro fazendo uma detalhada avaliação da situação atual da profissão médica no país. Citou, entre outros pontos, o trabalhos nos sistemas público e privado, formação e especialização médica.


O presidente da AMB explicou que o objetivo da reunião, além de conhecer o que pensam os futuros candidatos à presidência da entidade, é buscar novas propostas para o sistema associativo, levando em conta experiências bem-sucedidas em outras entidades médicas nacionais.


Amaral encerrou afirmando que esta foi apenas a primeira de uma série de reuniões com este objetivo, e que as demais também contarão com a participação das Federadas, Sociedades de Especialidade e membros da Diretoria Plena. A próxima acontecerá em Curitiba, no mês de setembro. Em outubro, novo encontro será realizado, desta vez em Florianópolis. 


Após a palavra do presidente, o espaço foi aberto à plenária, quando presidentes  e representantes de Federadas, Sociedades de Especialidade e diretores da AMB tiveram oportunidades de opinar e apresentar propostas e sugestões para o tema em questão.