AMB discute luta médica nacional

Faltando ainda 11 meses para a troca de diretoria que administrará a AMB na próxima gestão, a entidade deu início às discussões sobre o contexto da luta médica nacional. O tema foi pauta única da reunião conjunta entre os Conselhos Deliberativo, Científico e Diretoria Plena, realizada no dia 20 de agosto, na sede da Associação Médica de Brasília, em Brasília.
O presidente José Luiz Gomes do Amaral abriu o encontro fazendo uma detalhada avaliação da situação atual da profissão médica no país. Citou, entre outros pontos, o trabalhos nos sistemas público e privado, formação e especialização médica.
O presidente da AMB explicou que o objetivo da reunião, além de conhecer o que pensam os futuros candidatos à presidência da entidade, é buscar novas propostas para o sistema associativo, levando em conta experiências bem-sucedidas em outras entidades médicas nacionais.
Amaral encerrou afirmando que esta foi apenas a primeira de uma série de reuniões com este objetivo, e que as demais também contarão com a participação das Federadas, Sociedades de Especialidade e membros da Diretoria Plena. A próxima acontecerá em Curitiba, no mês de setembro. Em outubro, novo encontro será realizado, desta vez em Florianópolis.
Após a palavra do presidente, o espaço foi aberto à plenária, quando presidentes e representantes de Federadas, Sociedades de Especialidade e diretores da AMB tiveram oportunidades de opinar e apresentar propostas e sugestões para o tema em questão.
Publicações relacionadas
Brasil discute criação de Agência Única para avaliação de tecnologias em saúde
Um estudo publicado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) analisa os impactos e oportunidades da criação de uma Agência Nacional de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ANATS), pr...
OMS alerta: déficit de 5,8 milhões de enfermeiros aprofunda desigualdades globais
Genebra, 12 de maio de 2025 — O novo relatório State of the World’s Nursing 2025 mostra que o número de enfermeiros subiu de 27,9 milhões (2018) para 29,8 milhões (2023), mas o mundo ainda pre...
Sistema de saúde brasileiro ainda enfrenta barreiras para alcançar digitalização plena, aponta estudo da TGT ISG
Um relatório da TGT ISG revela que o sistema de saúde brasileiro ainda está distante de uma digitalização completa, apesar dos avanços e do crescente interesse em modernizar os serviços por mei...