CNCD divulga nota de esclarecimento sobre contratos entre médicos e planos de saúde

A resolução normativa número 71 de 2004 da Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determina que todos os contratos entre operadoras e médicos devem especificar com clareza as regras de reajuste de honorários: forma e periodicidade.
Em visita recente à AMB, o diretor-presidente da ANS, Mauricio Ceschin, informou que a Agência esta exigindo das operadoras informações sobre estas regras contratuais, sendo que as empresas que não cumprirem esta portaria serão punidas.
Ceschin informou ainda que não serão aceitos critérios vagos como negociação individual ou disponibilidade financeira da empresa.
Os colegas credenciados junto a planos de saúde cujos contratos não atendem a esta cláusula podem enviar a informação à AMB, junto à Comissão de Consolidação e Defesa da CBHPM (CNCD), para que possamos encaminhar à ANS, com o cuidado de não expor o nome do médico para evitar represálias.
Publicações relacionadas
Programação da SBAO 2025
Confira a programação e os temas:
Líderes de saúde precisam se engajar politicamente para enfrentar desafios do setor
setor de saúde enfrenta grandes desafios globais e locais, como desigualdades, envelhecimento populacional, obesidade e impactos da COVID-19. No Brasil, sustentabilidade, tecnologia, custos e central...
IMPOSTO DE RENDA: a partir de agora, recibo médico só poderá ser eletrônico, pelo aplicativo da Receita.
A partir de janeiro de 2025, uma mudança significativa impacta na rotina de médicos, dentistas e outros profissionais de saúde: a obrigatoriedade de emitir recibos de pagamento exclusivamente at...