No Dia do Hospital, a logística como o melhor presente

Neste dia 2 de julho comemoramos o Dia do Hospital, data que visa conscientizar a todos sobre a importância dessa instituição para toda a sociedade e debater as maneiras de melhorar a qualidade de sua atividade fim: a saúde da população. Atualmente temos cerca de 7 mil hospitais atuando no Brasil, entre organizações públicas ou privadas, para os quais se imprime necessidades constantes de inovação para o melhor atendimento de suas tantas demandas.
Para que as instituições de saúde cumpram bem o seu papel de salvar vidas, é preciso que estejam também com a sua “saúde em dia”, por meio de uma gestão eficiente de operações e recursos.
Neste sentido, é notório o desenvolvimento dos serviços que investiram na logística hospitalar para a gestão de seus insumos e medicamentos, promovendo cases fantásticos que somam, inclusive, para suas tão almejadas certificações nacionais e internacionais.
A economicidade gerada pela logística hospitalar é sempre muito expressiva, garantindo redução do desperdício de estoque e mal uso de materiais médicos e medicamentos, conseguindo também provisionar melhores compras e realizar uma gestão adequada, já que estes são os itens de maior impacto na promoção da saudabilidade financeira da instituição hospitalar. No paralelo, tem-se ainda total controle de processos que refletem na maior segurança de profissionais e pacientes.
Como se vê, um investimento de primeira necessidade e cujos resultados são pagos e revertidos em curto prazo, para o melhor de todos os envolvidos. Saúde aos hospitais.
Fonte: Saúde Web, 02/07/2015.
Mauyli Fonseca, diretora de novos negócios, da UniHealth Logística HospitalarPublicações relacionadas
Ministérios da Saúde e da Educação homologam novas Diretrizes Curriculares Nacionais de Medicina
Os Ministérios da Saúde e da Educação homologaram, em 29 de setembro de 2025, as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de Medicina, aprovadas por unanimidade pelo Conselho Nacion...
Mais de 80% dos hospitais privados dispõem de soluções de IA, mas 74% se sentem pouco preparados para as transformações
A maioria dos hospitais privados brasileiros já utiliza algum tipo de solução de inteligência artificial, mas muitos ainda não se sentem prontos para acompanhar as mudanças que essa tecnologia t...
Programa “Agora tem Especialistas” busca reduzir tempo de espera por atendimento em oftalmologia no SUS
O Ministério da Saúde lançou o programa “Agora tem Especialistas”, uma iniciativa do Governo Federal que tem como principal objetivo diminuir o tempo de espera por con...