Doentes crônicos querem acesso a prontuários médicos online

Segundo estudo da Accenture, preocupação com privacidade é menor que necessidade de ter controle sobre dados médicos.
Três quartos (75%) dos pacientes brasileiros em condições crônicas de saúde acreditam que devem ter o direito de acessar digitalmente suas informações de saúde. Outros 60% defendem que o acesso aos prontuários é mais importante que potenciais riscos de privacidade. É o que revela uma pesquisa realizada pela Accenture.
Os pacientes crônicos são menos preocupados com a privacidade do prontuário eletrônico (73%) do que com outras informações pessoais armazenadas digitalmente, como internet banking (83%), uso de cartão de crédito (84%) e compras online (82%). Mesmo ansiosos por ter acesso aos prontuários, cerca de metade (48%) afirmou que a principal barreira ao acesso foi não saber como fazê-lo.

Publicações relacionadas
Abril é marcado pela campanha nacional pela Segurança do Paciente, que em 2025, tem como tema: “Mais Acesso e Cuidado Integrado”.
Abril é o mês da Segurança do Paciente, destacando práticas que garantam qualidade nos cuidados de saúde. Em 2025, o tema “Mais Acesso e Cuidado Integrado” reforça a importância de um siste...
Programação da SBAO 2025
Confira a programação e os temas:
Líderes de saúde precisam se engajar politicamente para enfrentar desafios do setor
setor de saúde enfrenta grandes desafios globais e locais, como desigualdades, envelhecimento populacional, obesidade e impactos da COVID-19. No Brasil, sustentabilidade, tecnologia, custos e central...