Como recursos da TISS 3.02 ajudam no controle e monitoramento de fraudes nas operadoras

Publicado por: Saúde Web em 24/07/2015

{T:CONT_TITULO}

O padrão TISS 3.02 (Troca de Informação em Saúde Suplementar) entrou em vigor em setembro do ano passado e tem como principal objetivo promover a compatibilização dos diversos sistemas de saúde atualmente em operação, o que além de trazer melhorias ao processo de coleta de informações entre os agentes da saúde suplementar, também colabora para a compor um registro eletrônico nacional e unificado de saúde.

Tendo como diretriz a interoperabilidade entre os sistemas de informação em saúde indicados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar e pelo Ministério da Saúde, o padrão TISS tem como premissa a redução de erros e discordância de informações também para os beneficiários de planos privados. Toda essa simetria que o padrão propõe tem como vantagens justamente a diminuição de erros e fraudes que possam prejudicar não só o beneficiário como o prestador de serviço.

O novo padrão de gestão hospitalar, no entanto, traz mais do que rapidez no intercâmbio de dados. Ao propor novas dinâmicas para a troca, redesenha o modelo de assistência à saúde e propõe a diminuição significativa do uso de papel. Esse excesso de papel, prática comum do setor de saúde, vira passado com o TISS. A informática e automatização tornaram o sistema de saúde como um todo menos burocrata, mais ágil e transparente.

Mesmo tendo sido criado para as trocas eletrônicas de dados de atenção à saúde dos beneficiários, o TISS também pode mitigar erros em ações administrativas, de avaliação e acompanhamento econômico, financeiro e assistencial das operadoras. A última versão também passa a incluir todo o processo de cobrança, demonstrativos de pagamentos e o que se refere a glosas. Aliás, uma de suas metas é acabar com o atraso nos pagamentos e diminuir as glosas. Segundo a ANS, isso vai permitir o acompanhamento de perto do relacionamento entre prestadores e operadoras. E, consequentemente, diminuir as fraudes.

Fonte: Saúde Web

Tag(s): Notícias

Relacionadas

AVANÇOS DA TELEMEDICINA:COMO MOTIVAR OS PACIENTES PARA A MANUTENÇÃO DO TRATAMENTO?

+

Como os novos protocolos de segurança irão impactar na produtividade das clínicas?

+

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19

+

O impacto da LGPD na Oftalmologia

Você conhece a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD (Lei nº 13.709/18)? Você sabe o que muda na sua empresa por conta dessa legislação?

+

Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

+

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais entra em vigor

A partir de agora, as empresas deverão adotar uma série de medidas para evitar que as pessoas tenham seus dados vazados.

+

Congresso SBAO 2021 será em Salvador no mês de maio.

Congresso SBAO 2021 será em Salvador no mês de maio. Saiba mais...

+

Lives SBAO - Como os novos protocolos de segurança irão impactar na produtividade das clínicas?

Como manter a sustentabilidade da empresa com as novas regras de segurança? Ajuste no fluxo de pacientes e espaço para o modelo pós pandemia Rotinas para...

+

Uma vitória histórica

Vencemos os optometristas no STF e garantimos a manutenção dos Decretos nº 20.931 e nº24.492, de 1932 e 1934, respectivamente

+

Lives SBAO - AVANÇOS DA TELEMEDICINA:COMO MOTIVAR OS PACIENTES PARA A MANUTENÇÃO DO TRATAMENTO?

Quais os limites e vantagens após 60 dias usando a telemedicina? Como está sendo o processo de pagamento? Qual o custo e o grau de satisfação dos pacientes?

+

Lives SBAO - Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

As operadoras de saúde irão propor mudanças na forma de remuneração? Preciso migrar para um novo modelo de negócio sem intermediários? Novas modalidades...

+

Lives SBAO - Gestão das Clínicas em Tempos de Covid

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19 Planejamento Financeiro, Gestão de Custos e Aspectos Tributários

+

Praia do Flamengo, 66B sala 401 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Cep: 22210-903 Tel: 21 2285-6052


Copyright © 2014 - SBAO - Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia