Em protesto contra Bradesco Saúde, médicos da Bahia suspendem atendimento

Publicado por: *Com informações do SindMed-BA em 15/07/2014

{T:CONT_TITULO}
Nesta terça-feira (15), acontece uma nova assembleia para tratar da suspensão dos atendimentos através do Bradesco Saúde na Bahia. Há 20 dias os atendimentos seguem paralisados, com funcionamento normal apenas das urgências e emergências, porque, segundo as entidades médicas locais, o plano se mantém intransigente ao não apresentar qualquer proposta de reajuste dos honorários da classe. A assembleia está marcada para 19h30 no auditório da Associação Bahiana de Medicina (ABM). Clique aqui para ver a convocação do Sindicato dos Médicos do Estado.
 
“Esse é um movimento legítimo da categoria médica. É princípio fundamental do Código de Ética Médica a solidariedade com os movimentos de defesa profissional, seja por remuneração digna e justa, seja por condições de trabalho”, afirma um dos informes distribuídos pela Comissão Estadual de Honorários Médicos (CEHM), que integra a ABM, o sindicato e o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb).
 
Para Aloísio Tibiriçá, coordenador da Comissão Nacional de Saúde Suplementar (Comsu) e conselheiro Federal de Medicina, mobilizações como esta têm surtido resultados em todo o país, especialmente nos últimos anos. “Essas empresas têm reajuste garantido de aproximadamente 15% ao ano por terem praticamente só planos coletivos – ou seja, acima do autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para os planos individuais – e mesmo assim a categoria enfrente grandes dificuldades nas negociações.
 
INTRANSIGÊNCIA – No dia 7 de julho, a classe média baiana participou de assembleia que avaliou o movimento. No mesmo dia, o Bradesco Saúde deixou de comparecer ao Instituto de Defesa do Consumidor do Estado (Procon) para uma negociação, que reuniu representantes do Ministério Público do Estado, da Defensoria Pública, da ANS e da CEHM. O plano de saúde também não cumpriu determinação do MP para que disponibilizasse linha telefônica especial de atendimento aos segurados, através da qual deveria encaminhar os usuários a um local de atendimento em rede não referenciada, arcando com as despesas diretamente com o prestador do serviço.
 
De acordo com o estabelecido pelos órgãos de defesa do consumidor, caso o procedimento tenha que ser feito de forma particular, o reembolso ao paciente tem que ser integral. Os segurados que se julgarem prejudicados pelo Bradesco Saúde devem formalizar reclamação ao Ministério Público por meio do e-mail: ceacon@mpba.com.br, à Defensoria Pública, ao Procon  ou à ANS, que tomarão as medidas judiciais cabíveis. Caso a categoria receba proposta formalizada, a CEHM informará aos médicos e órgãos de defesa do consumidor.
Tag(s): Notícias

Relacionadas

AVANÇOS DA TELEMEDICINA:COMO MOTIVAR OS PACIENTES PARA A MANUTENÇÃO DO TRATAMENTO?

+

Como os novos protocolos de segurança irão impactar na produtividade das clínicas?

+

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19

+

O impacto da LGPD na Oftalmologia

Você conhece a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD (Lei nº 13.709/18)? Você sabe o que muda na sua empresa por conta dessa legislação?

+

Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

+

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais entra em vigor

A partir de agora, as empresas deverão adotar uma série de medidas para evitar que as pessoas tenham seus dados vazados.

+

Congresso SBAO 2021 será em Salvador no mês de maio.

Congresso SBAO 2021 será em Salvador no mês de maio. Saiba mais...

+

Lives SBAO - Como os novos protocolos de segurança irão impactar na produtividade das clínicas?

Como manter a sustentabilidade da empresa com as novas regras de segurança? Ajuste no fluxo de pacientes e espaço para o modelo pós pandemia Rotinas para...

+

Uma vitória histórica

Vencemos os optometristas no STF e garantimos a manutenção dos Decretos nº 20.931 e nº24.492, de 1932 e 1934, respectivamente

+

Lives SBAO - AVANÇOS DA TELEMEDICINA:COMO MOTIVAR OS PACIENTES PARA A MANUTENÇÃO DO TRATAMENTO?

Quais os limites e vantagens após 60 dias usando a telemedicina? Como está sendo o processo de pagamento? Qual o custo e o grau de satisfação dos pacientes?

+

Lives SBAO - Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

As operadoras de saúde irão propor mudanças na forma de remuneração? Preciso migrar para um novo modelo de negócio sem intermediários? Novas modalidades...

+

Lives SBAO - Gestão das Clínicas em Tempos de Covid

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19 Planejamento Financeiro, Gestão de Custos e Aspectos Tributários

+

Praia do Flamengo, 66B sala 401 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Cep: 22210-903 Tel: 21 2285-6052


Copyright © 2014 - SBAO - Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia