Professor da Unicamp é o novo presidente de associação médica nacional

Publicado por: ABORL-CCF em 18/01/2013

{T:CONT_TITULO}

 

Nesta sexta-feira, dia 18, acontece a cerimônia de posse do Prof. Dr. Agricio Crespo como presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). Com mais de 30 anos dedicados à Medicina e dono de um respeitado currículo, Crespo é chefe da disciplina de Otorrinolaringologia, Cabeça e Pescoço da Faculdade de Ciências Médicas do Hospital das Clínicas da Unicamp.
 
Segundo Crespo, os pilares para projetos da associação neste ano são maiores recursos na residência médica, internacionalização, remuneração mais justa e maior comunicação entre especialistas, com entidades internacionais e, principalmente, com o público leigo. “Buscamos estabelecer maior contato com a sociedade em geral por meio de ações educativas e campanhas de esclarecimento para a população. Tais iniciativas têm como objetivo informar sobre os principais cuidados com a saúde e a prevenção de doenças nos ouvidos, nariz e garganta, que alteram a comunicação e o desenvolvimento da linguagem”.
 
Além de projetos epidemiológicos, campanhas de conscientização popular e programas educacionais para a formação de novos otorrinolaringologistas, o presidente reforça ainda que a associação dará atenção especial a quatro temas fundamentais para a saúde pública: o impacto da deficiência auditiva no aprendizado, os distúrbios do sono e seus reflexos na qualidade de vida, os distúrbios do equilíbrio e sua relação com as quedas na terceira idade, e problemas vocais que afastam grande parte dos profissionais de seu ambiente de trabalho.
 
Entretanto, há parcelas da população que ainda desconhecem as medidas básicas de prevenção de doenças e os cuidados com a manutenção da saúde. O otorrinolaringologista está habilitado para tratar desde problemas frequentes, como otites, rinites, inflamações na garganta, até doenças como rinossinusites, ronco, apneia do sono, surdez, labirintite e o câncer de laringe.
 
Esse tipo de tumor, que atinge 10 mil pessoas no Brasil todos os anos e corresponde a 25% dos atendimentos do Instituto Nacional do Câncer (INCA), tem sido grande destaque na imprensa após o caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Casos como o de Lula mostram que o diagnóstico precoce aumenta consideravelmente as chances de cura para o câncer.
 
“Nosso foco também é informar à população sobre os sinais de alerta que indicam a presença de doenças malignas como o câncer de laringe e de cabeça e pescoço. É de grande importância divulgar a extensão do médico otorrinolaringologista como principal especialista habilitado para diagnosticar e tratar de afecções nessas áreas”, ressalta.
 
Agricio Crespo comenta ainda sobre a aproximação da ABORL-CCF com o governo federal. “O Ministério da Saúde tem preocupação crescente com políticas públicas, como por exemplo, reabilitação de surdez, disponibilizando um orçamento significativo voltado para programas de reabilitação motora, intelectual e auditiva. Nesse sentido, é muito importante a aproximação das associações médicas com o Ministério em um trabalho conjunto que busque propostas e soluções para os problemas mais complexos de nossa especialidade”, conclui.
 
Cerimônia de posse do Dr. Agricio Crespo na presidência da ABORL-CCF – Gestão 2013
Av. Indianópolis, nº1287 - Sede nacional da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, em São Paulo.
Dia 18/01/2013, às 19h30
Tag(s): Notícias

Relacionadas

AVANÇOS DA TELEMEDICINA:COMO MOTIVAR OS PACIENTES PARA A MANUTENÇÃO DO TRATAMENTO?

+

Como os novos protocolos de segurança irão impactar na produtividade das clínicas?

+

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19

+

O impacto da LGPD na Oftalmologia

Você conhece a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD (Lei nº 13.709/18)? Você sabe o que muda na sua empresa por conta dessa legislação?

+

Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

+

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais entra em vigor

A partir de agora, as empresas deverão adotar uma série de medidas para evitar que as pessoas tenham seus dados vazados.

+

Congresso SBAO 2021 será em Salvador no mês de maio.

Congresso SBAO 2021 será em Salvador no mês de maio. Saiba mais...

+

Lives SBAO - Como os novos protocolos de segurança irão impactar na produtividade das clínicas?

Como manter a sustentabilidade da empresa com as novas regras de segurança? Ajuste no fluxo de pacientes e espaço para o modelo pós pandemia Rotinas para...

+

Uma vitória histórica

Vencemos os optometristas no STF e garantimos a manutenção dos Decretos nº 20.931 e nº24.492, de 1932 e 1934, respectivamente

+

Lives SBAO - AVANÇOS DA TELEMEDICINA:COMO MOTIVAR OS PACIENTES PARA A MANUTENÇÃO DO TRATAMENTO?

Quais os limites e vantagens após 60 dias usando a telemedicina? Como está sendo o processo de pagamento? Qual o custo e o grau de satisfação dos pacientes?

+

Lives SBAO - Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

As operadoras de saúde irão propor mudanças na forma de remuneração? Preciso migrar para um novo modelo de negócio sem intermediários? Novas modalidades...

+

Lives SBAO - Gestão das Clínicas em Tempos de Covid

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19 Planejamento Financeiro, Gestão de Custos e Aspectos Tributários

+

Praia do Flamengo, 66B sala 401 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Cep: 22210-903 Tel: 21 2285-6052


Copyright © 2014 - SBAO - Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia