Adiado o prazo para o novo termo de rescisão

Publicado por: INFORME JURÍDICO FENAESS em 08/11/2012

{T:CONT_TITULO}

 

O ministro do Trabalho, Brizola Neto, determinou ontem o adiamento, por três meses - 1º de fevereiro de 2013 -, da entrada em vigor do novo termo de rescisão do contrato de trabalho, que começaria a valer hoje para todo o país. O motivo da segunda mudança foi a baixa adesão das empresas ao novo formulário. Segundo dados repassados ao ministério pela Caixa Econômica Federal, a aceitação foi de apenas 41%, índice considerado baixo pelo ministério. O antigo documento terá validade até 31 de janeiro de 2013.

“Muitas empresas ainda não adotaram os novos formulários e não podemos correr o risco de que o trabalhador seja prejudicado no momento em que for requerer o seguro-desemprego e o Fundo de Garantia na Caixa”, alertou o ministro. A transição para o novo formulário foi iniciada ainda no ano passado e era esperado um maior índice de uso.

Com o futuro documento, o trabalhador poderá identificar, de forma mais clara, as verbas a que tem direito por ocasião da rescisão do contrato empregatício. Do novo termo, deverão constar todos os itens que compõem a remuneração mensal, até aquelas que são decorrentes do encerramento do contrato, como o aviso prévio, o 13º e as férias proporcionais.

Não basta dar baixa na carteira. Para que o trabalhador consiga receber o dinheiro a que tem direito é preciso que a empresa lhe forneça o Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho (TRCT). Esse é o instrumento legal para a quitação das verbas rescisórias e o saque do FGTS.

Vânia Cristino – Correio Brasiliense

Tag(s): Notícias

Relacionadas

AVANÇOS DA TELEMEDICINA:COMO MOTIVAR OS PACIENTES PARA A MANUTENÇÃO DO TRATAMENTO?

+

Como os novos protocolos de segurança irão impactar na produtividade das clínicas?

+

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19

+

O impacto da LGPD na Oftalmologia

Você conhece a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD (Lei nº 13.709/18)? Você sabe o que muda na sua empresa por conta dessa legislação?

+

Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

+

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais entra em vigor

A partir de agora, as empresas deverão adotar uma série de medidas para evitar que as pessoas tenham seus dados vazados.

+

Congresso SBAO 2021 será em Salvador no mês de maio.

Congresso SBAO 2021 será em Salvador no mês de maio. Saiba mais...

+

Lives SBAO - Como os novos protocolos de segurança irão impactar na produtividade das clínicas?

Como manter a sustentabilidade da empresa com as novas regras de segurança? Ajuste no fluxo de pacientes e espaço para o modelo pós pandemia Rotinas para...

+

Uma vitória histórica

Vencemos os optometristas no STF e garantimos a manutenção dos Decretos nº 20.931 e nº24.492, de 1932 e 1934, respectivamente

+

Lives SBAO - AVANÇOS DA TELEMEDICINA:COMO MOTIVAR OS PACIENTES PARA A MANUTENÇÃO DO TRATAMENTO?

Quais os limites e vantagens após 60 dias usando a telemedicina? Como está sendo o processo de pagamento? Qual o custo e o grau de satisfação dos pacientes?

+

Lives SBAO - Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

As operadoras de saúde irão propor mudanças na forma de remuneração? Preciso migrar para um novo modelo de negócio sem intermediários? Novas modalidades...

+

Lives SBAO - Gestão das Clínicas em Tempos de Covid

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19 Planejamento Financeiro, Gestão de Custos e Aspectos Tributários

+

Praia do Flamengo, 66B sala 401 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Cep: 22210-903 Tel: 21 2285-6052


Copyright © 2014 - SBAO - Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia