Projeto estipula prazos para a homologação da rescisão do contrato de trabalho.

Publicado por: RH.COM.BR em 08/11/2012

{T:CONT_TITULO}

 

O Projeto de Lei 4247/12, de autoria do deputado Assis Melo (PCdoB-RS), se aprovado, deve beneficiar muitos empregados. Isso porque o texto de lei, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-lei 5.452/43), estipula prazos para a homologação da rescisão do contrato de trabalho pelos sindicatos profissionais.
 
"O fato que motivou o projeto de lei existe, e é enfrentado pelos trabalhadores que possuem direito de receber as guias para levantamento do FGTS e do seguro desemprego, mas que diante da inércia da empresa, tem seu direito obstado, sendo certo que caso aprovado o projeto de lei, o prazo inibirá as empresas de tal ato", explica a especialista em Direito do Trabalho do escritório Innocenti  Advogados Associados, Líbia Alvarenga de Oliveira.
 
Segundo o texto, a homologação deverá ser feita até o primeiro dia útil após o término do contrato ou, caso não tenha havido aviso prévio, até o décimo dia, contado da data da notificação da demissão. O prazo é o mesmo válido atualmente para o pagamento das verbas rescisórias.
 
Por outro lado complementa a advogada,  "deve ser considerado o trâmite burocrático enfrentado pela empresa, para agendar a homologação da rescisão junto ao Sindicato competente, não bastando, uma Lei que crie obrigações, sem ser realizado um trabalhado em conjunto envolvendo todas as partes, visando a sua aplicação, pois em determinados casos, a demora decorre por culpa do Sindicato, fato que, portanto, poderá tornar a lei inviável".
 
"Podem inclusive surgir inúmeras ações judiciais na Justiça do Trabalho para movimentar desnecessariamente esta maquina judiciária já sobrecarregada em razão de uma lei que não previu esta possibilidade tão óbvia", finaliza. O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Tag(s): Notícias

Relacionadas

AVANÇOS DA TELEMEDICINA:COMO MOTIVAR OS PACIENTES PARA A MANUTENÇÃO DO TRATAMENTO?

+

Como os novos protocolos de segurança irão impactar na produtividade das clínicas?

+

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19

+

O impacto da LGPD na Oftalmologia

Você conhece a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD (Lei nº 13.709/18)? Você sabe o que muda na sua empresa por conta dessa legislação?

+

Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

+

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais entra em vigor

A partir de agora, as empresas deverão adotar uma série de medidas para evitar que as pessoas tenham seus dados vazados.

+

Congresso SBAO 2021 será em Salvador no mês de maio.

Congresso SBAO 2021 será em Salvador no mês de maio. Saiba mais...

+

Lives SBAO - Como os novos protocolos de segurança irão impactar na produtividade das clínicas?

Como manter a sustentabilidade da empresa com as novas regras de segurança? Ajuste no fluxo de pacientes e espaço para o modelo pós pandemia Rotinas para...

+

Uma vitória histórica

Vencemos os optometristas no STF e garantimos a manutenção dos Decretos nº 20.931 e nº24.492, de 1932 e 1934, respectivamente

+

Lives SBAO - AVANÇOS DA TELEMEDICINA:COMO MOTIVAR OS PACIENTES PARA A MANUTENÇÃO DO TRATAMENTO?

Quais os limites e vantagens após 60 dias usando a telemedicina? Como está sendo o processo de pagamento? Qual o custo e o grau de satisfação dos pacientes?

+

Lives SBAO - Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

As operadoras de saúde irão propor mudanças na forma de remuneração? Preciso migrar para um novo modelo de negócio sem intermediários? Novas modalidades...

+

Lives SBAO - Gestão das Clínicas em Tempos de Covid

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19 Planejamento Financeiro, Gestão de Custos e Aspectos Tributários

+

Praia do Flamengo, 66B sala 401 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Cep: 22210-903 Tel: 21 2285-6052


Copyright © 2014 - SBAO - Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia