5 coisas que afligem os médicos nos consultórios

{T:CONT_TITULO}

Exames, cirurgias, plantões e consultas. Por trás do glamour que existe em torno da medicina, há uma rotina atarefada e que exige conhecimento e preparação. Os profissionais de saúde também precisam lidar com questões administrativas em consultórios e clínicas, controlando o orçamento ao mesmo tempo em que precisam cuidar de seu prontuário. Contudo, existem plataformas que facilitam a gestão e permitem aos médicos realizarem aquilo em que são melhores: cuidar do paciente.

Confira as cinco principais feridas nos consultórios que os fazem procurarem a cura pela tecnologia:

Receita dos convênios – poucos médicos entendem o processo de preenchimento das fichas de planos de saúde com as normas da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), obrigatórias para garantir o recebimento da consulta. Por ser um procedimento demorado e burocrático, o profissional se confunde e geralmente deixa de receber o valor total a que tem direito.

Gestão – ao dividir a administração com exames, consultas e cirurgias, eles não conseguem gerenciar os consultórios de forma adequada, principalmente na parte financeira, com o pagamento dos fornecedores e parceiros.

Agendamento – muitos médicos ainda possuem agendas em papel e se confundem ao marcar ou realocar consultas, o que leva à irritação dos pacientes e a um atendimento inadequado. A desorganização dos horários, com um elevado tempo de espera, é um dos motivos frequentes para a troca de médico.

Novos meios de pagamento – a popularização dos cartões de crédito e débito deixaram as clínicas e consultórios em um dilema financeiro: o fluxo de caixa. Muitos não conseguem organizar as receitas e outros simplesmente não aceitam este formato de pagamento, restringindo as opções de pagamento.

Comunicação – por fim, os profissionais encontram dificuldades para manter uma comunicação com seus pacientes fora do consultório, como a confirmação de consultas e exames por e-mail, redes sociais ou até mesmo SMS. Este ponto é essencial para a fidelização, pois garante um relacionamento transparente antes e após a visita.

Fonte: Saúde Web, 18/08/2015.

Tag(s): Notícias

Relacionadas

AVANÇOS DA TELEMEDICINA:COMO MOTIVAR OS PACIENTES PARA A MANUTENÇÃO DO TRATAMENTO?

+

Como os novos protocolos de segurança irão impactar na produtividade das clínicas?

+

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19

+

O impacto da LGPD na Oftalmologia

Você conhece a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD (Lei nº 13.709/18)? Você sabe o que muda na sua empresa por conta dessa legislação?

+

Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

+

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais entra em vigor

A partir de agora, as empresas deverão adotar uma série de medidas para evitar que as pessoas tenham seus dados vazados.

+

Congresso SBAO 2021 será em Salvador no mês de maio.

Congresso SBAO 2021 será em Salvador no mês de maio. Saiba mais...

+

Lives SBAO - Como os novos protocolos de segurança irão impactar na produtividade das clínicas?

Como manter a sustentabilidade da empresa com as novas regras de segurança? Ajuste no fluxo de pacientes e espaço para o modelo pós pandemia Rotinas para...

+

Uma vitória histórica

Vencemos os optometristas no STF e garantimos a manutenção dos Decretos nº 20.931 e nº24.492, de 1932 e 1934, respectivamente

+

Lives SBAO - AVANÇOS DA TELEMEDICINA:COMO MOTIVAR OS PACIENTES PARA A MANUTENÇÃO DO TRATAMENTO?

Quais os limites e vantagens após 60 dias usando a telemedicina? Como está sendo o processo de pagamento? Qual o custo e o grau de satisfação dos pacientes?

+

Lives SBAO - Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

As operadoras de saúde irão propor mudanças na forma de remuneração? Preciso migrar para um novo modelo de negócio sem intermediários? Novas modalidades...

+

Lives SBAO - Gestão das Clínicas em Tempos de Covid

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19 Planejamento Financeiro, Gestão de Custos e Aspectos Tributários

+

Praia do Flamengo, 66B sala 401 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Cep: 22210-903 Tel: 21 2285-6052


Copyright © 2014 - SBAO - Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia