Ação do SIMEPAR contra planos de saúde segue para sentença

Publicado por: SIMEPAR em 30/07/2011

{T:CONT_TITULO}

 

A ação judicial que o SIMEPAR está movendo contra os planos de saúde de medicina de grupo terá a sentença publicada no dia 23 de setembro. Esse foi o resultado da audiência realizada nesta sexta-feira, 29 de julho na 21ª Vara do Trabalho de Curitiba. As partes se abstiveram de apresentar testemunhas e poucas provas documentais foram apresentadas pelos representantes da defesa dos planos.
 
Mesmo antes da sentença, o SIMEPAR já obteve uma importante vitória, que foi a decisão da competência da Justiça do Trabalho mesmo nos casos em que os médicos constituem pessoa jurídica. Venceu a tese que existe uma relação de trabalho. Na prática, as operadoras pressionam os médicos para que constituam empresa, tentando evitar o vínculo empregatício, e os encargos e obrigações decorrentes dele. 
 
Até a sentença haverá prazo para apresentação de memoriais e para vistas e formulação de parecer pelo Ministério Público do Trabalho, que vem acompanhando a ação.
 
Ao final da audiência, o Juiz que conduz o processo fez um apelo para que as operadoras buscassem negociar um acordo com o SIMEPAR, uma vez que a entidade é legítima representante dos médicos. 
 
O SIMEPAR está patrocinando três ações em face às operadoras de planos de saúde. Nelas o Sindicato pleiteia o equilíbrio financeiro dos contratos com o ajuste dos honorários médicos pagos pelas operadoras nos últimos anos e o reajuste dos honorários futuros. Além da ação em face das empresas de medicina de grupo, há uma em face das seguradoras e outra em face das operadoras de autogestão (Unidas).
Tag(s): Notícias

Relacionadas

AVANÇOS DA TELEMEDICINA:COMO MOTIVAR OS PACIENTES PARA A MANUTENÇÃO DO TRATAMENTO?

+

Como os novos protocolos de segurança irão impactar na produtividade das clínicas?

+

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19

+

O impacto da LGPD na Oftalmologia

Você conhece a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD (Lei nº 13.709/18)? Você sabe o que muda na sua empresa por conta dessa legislação?

+

Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

+

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais entra em vigor

A partir de agora, as empresas deverão adotar uma série de medidas para evitar que as pessoas tenham seus dados vazados.

+

Congresso SBAO 2021 será em Salvador no mês de maio.

Congresso SBAO 2021 será em Salvador no mês de maio. Saiba mais...

+

Lives SBAO - Como os novos protocolos de segurança irão impactar na produtividade das clínicas?

Como manter a sustentabilidade da empresa com as novas regras de segurança? Ajuste no fluxo de pacientes e espaço para o modelo pós pandemia Rotinas para...

+

Uma vitória histórica

Vencemos os optometristas no STF e garantimos a manutenção dos Decretos nº 20.931 e nº24.492, de 1932 e 1934, respectivamente

+

Lives SBAO - AVANÇOS DA TELEMEDICINA:COMO MOTIVAR OS PACIENTES PARA A MANUTENÇÃO DO TRATAMENTO?

Quais os limites e vantagens após 60 dias usando a telemedicina? Como está sendo o processo de pagamento? Qual o custo e o grau de satisfação dos pacientes?

+

Lives SBAO - Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

As operadoras de saúde irão propor mudanças na forma de remuneração? Preciso migrar para um novo modelo de negócio sem intermediários? Novas modalidades...

+

Lives SBAO - Gestão das Clínicas em Tempos de Covid

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19 Planejamento Financeiro, Gestão de Custos e Aspectos Tributários

+

Praia do Flamengo, 66B sala 401 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Cep: 22210-903 Tel: 21 2285-6052


Copyright © 2014 - SBAO - Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia