Trocar de plano de saúde pode ficar mais fácil

Publicado por: A Tarde em 05/10/2010

{T:CONT_TITULO}

 

A possibilidade de migrar de operadora de plano de saúde sem o cumprimento de novas carências para consumidores que façam parte de planos de saúde coletivos por adesão (aqueles firmados por  associações de classe) para planos individuais ou para outro da mesma categoria é uma das principais propostas que estão sendo analisadas pela Agência Nacional de Saúde (ANS) para mudanças nas regras da portabilidade dos planos de saúde. Hoje só é permitida a mudança para clientes com contratos individuais ou familiares. A previsão é que a consulta pública aberta pela agência seja encerrada no próximo mês, e que as novas regras entrem em vigor ainda este ano.

Além da migração, está em discussão a ampliação do prazo de dois para quatro meses a partir do "aniversário" do plano para que o consumidor possa optar pela portabilidade. No entanto, só poderá ser feita para um produto de preço semelhante e de mesma abrangência (regional/nacional). Pela legislação atual,  a portabilidade só é possível no mês de aniversário do contrato ou no mês seguinte; a troca deve ser por plano similar ou inferior; e só para quem tem no mínimo dois anos de contrato.

Segundo o corretor de seguros Nilton Rodrigues, ainda não houve, por parte da ANS, uma atenção em relação ao perfil das operadoras de planos de saúde que, por serem muito diferentes, dificultam a portabilidade. "As operadoras não possuem as mesmas condições de cobertura, redes e valores. Em dois anos, não contabilizo nem dez portabilidades que tenha feito por causa da incompatibilidade dos produtos", afirma Rodrigues.

"A ANS colocou as regras da portabilidade em discussão novamente já que as atuais não tiveram muitas adesões. Na prática, foi um direito que o consumidor não utilizou. Outro ponto negativo é que o usuário não tem a possibilidade de fazer portabilidade para um plano melhor ou inferior ao que estava sem cumprir a carência", avalia Polyanna Silva, advogada da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste).

No site da ANS, é possível fazer uma simulação de portabilidade com o Guia ANS de Planos de Saúde, um sistema que permite o cruzamento de dados de mais de cinco mil planos de saúde comercializados por aproximadamente 900 operadoras de todo o Brasil.

Tag(s): Notícias

Relacionadas

AVANÇOS DA TELEMEDICINA:COMO MOTIVAR OS PACIENTES PARA A MANUTENÇÃO DO TRATAMENTO?

+

Como os novos protocolos de segurança irão impactar na produtividade das clínicas?

+

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19

+

O impacto da LGPD na Oftalmologia

Você conhece a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD (Lei nº 13.709/18)? Você sabe o que muda na sua empresa por conta dessa legislação?

+

Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

+

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais entra em vigor

A partir de agora, as empresas deverão adotar uma série de medidas para evitar que as pessoas tenham seus dados vazados.

+

Congresso SBAO 2021 será em Salvador no mês de maio.

Congresso SBAO 2021 será em Salvador no mês de maio. Saiba mais...

+

Lives SBAO - Como os novos protocolos de segurança irão impactar na produtividade das clínicas?

Como manter a sustentabilidade da empresa com as novas regras de segurança? Ajuste no fluxo de pacientes e espaço para o modelo pós pandemia Rotinas para...

+

Uma vitória histórica

Vencemos os optometristas no STF e garantimos a manutenção dos Decretos nº 20.931 e nº24.492, de 1932 e 1934, respectivamente

+

Lives SBAO - AVANÇOS DA TELEMEDICINA:COMO MOTIVAR OS PACIENTES PARA A MANUTENÇÃO DO TRATAMENTO?

Quais os limites e vantagens após 60 dias usando a telemedicina? Como está sendo o processo de pagamento? Qual o custo e o grau de satisfação dos pacientes?

+

Lives SBAO - Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

As operadoras de saúde irão propor mudanças na forma de remuneração? Preciso migrar para um novo modelo de negócio sem intermediários? Novas modalidades...

+

Lives SBAO - Gestão das Clínicas em Tempos de Covid

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19 Planejamento Financeiro, Gestão de Custos e Aspectos Tributários

+

Praia do Flamengo, 66B sala 401 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Cep: 22210-903 Tel: 21 2285-6052


Copyright © 2014 - SBAO - Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia