Médicos que trabalham em emergências no estado terão que usar crachás

Publicado por: O Globo em 15/09/2010

{T:CONT_TITULO}

 

A Secretaria estadual de Saúde anunciou medidas para identificar os médicos que trabalham no setor de emergência dos hospitais. Todos os médicos das emergências terão, já no mês que vem, crachás com nome, foto e especialidade. Segundo o subsecretário de Gestão da secretaria, Sylvio Jorge, na sequência, os demais médicos e servidores da saúde também receberão a identificação.

A medida é a segunda adotada pela secretaria para identificar os médicos nos plantões. Em 2007, monitores foram implantados nos hospitais informando o nome e especialidade dos médicos.

"Antes, não se tinha o nome dos médicos de plantão, e muitos trabalhavam por outros. Com as ações que tomamos para padronizar e informatizar o controle de pessoal, o índice de faltosos caiu de 40% para 8%" destacou Jorge.

Já o Conselho Regional de Medicina do estado do Rio (Cremerj) pretende dobrar o número de médicos cadastrados e com fotos disponíveis em seu site (www.cremerj.org.br) .O serviço, foi lançado no dia 10 de setembro, e tem dados de 21 mil dos 55 mil profissionais cadastrados. Entre as informações acessíveis no site, está se o registro do médico é válido ou se foi cassado ou transferido para outro estado. O objetivo é evitar a atuação de falsos médicos e a falsificação de documentos e carimbos, como o que ocorreu com um ex-estudante de Medicina, em um Hospital de Belford Roxo .

 

O presidente do Cremerj, Luís Fernando Moraes, afirmou que a medida estava em análise há quatro meses, mas foi agilizada após os recentes casos. "O paciente poderá identificar o médico e sua especialidade. A atuação de falsos médicos não é um problema novo, e essa medida vai garantir a segurança tanto de médicos quanto de pacientes" disse.

 

Presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, Jorge Darze apoia a divulgação das fotos pelo Cremerj, mas tem restrições sobre a escala de plantões nos monitores. "O exercício da Medicina não deve ser clandestino, e é de interesse público saber quem é o profissional. Já na administração pública, a situação é diferente. A publicidade não é uma questão só dos médicos. Se o problema é dar publicidade, é importante que seja ampla, incluindo assessores do Executivo e outras funções. Com a divulgação só dos médicos, a categoria fica estigmatizada. Caracteriza-se a falta de médicos nos plantões como se estivessem na praia, mas a falta ocorre em função da evasão por causa dos baixos salários" criticou.

 

A secretária municipal de Saúde de Belford Roxo, Maria Celia Vasconcelos, no entanto, mostrou-se favorável à medida. "Quanto mais transparência a gestão tiver, melhor. Depois dos últimos acontecimentos, solicitamos a todos os prestadores de serviços privados do município para enviarem novamente a documentação" destacou ela.

 

O titular da Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Saúde Pública (DRCCSP), Fabio Cardoso, pediu a ampliação da determinação que obriga o uso dos crachás. "É importante o Ministério da Saúde criar uma norma obrigando as unidades de saúde a colocar o nome e as fotos dos médicos que trabalham no hospital quando estiveram de plantão" avaliou.

 

Os nomes dos médicos e os registros do CRM também poderão ser consultados pela Ouvidoria do conselho (3184-7050).

Tag(s): Notícias

Relacionadas

AVANÇOS DA TELEMEDICINA:COMO MOTIVAR OS PACIENTES PARA A MANUTENÇÃO DO TRATAMENTO?

+

Como os novos protocolos de segurança irão impactar na produtividade das clínicas?

+

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19

+

O impacto da LGPD na Oftalmologia

Você conhece a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD (Lei nº 13.709/18)? Você sabe o que muda na sua empresa por conta dessa legislação?

+

Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

+

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais entra em vigor

A partir de agora, as empresas deverão adotar uma série de medidas para evitar que as pessoas tenham seus dados vazados.

+

Congresso SBAO 2021 será em Salvador no mês de maio.

Congresso SBAO 2021 será em Salvador no mês de maio. Saiba mais...

+

Lives SBAO - Como os novos protocolos de segurança irão impactar na produtividade das clínicas?

Como manter a sustentabilidade da empresa com as novas regras de segurança? Ajuste no fluxo de pacientes e espaço para o modelo pós pandemia Rotinas para...

+

Uma vitória histórica

Vencemos os optometristas no STF e garantimos a manutenção dos Decretos nº 20.931 e nº24.492, de 1932 e 1934, respectivamente

+

Lives SBAO - AVANÇOS DA TELEMEDICINA:COMO MOTIVAR OS PACIENTES PARA A MANUTENÇÃO DO TRATAMENTO?

Quais os limites e vantagens após 60 dias usando a telemedicina? Como está sendo o processo de pagamento? Qual o custo e o grau de satisfação dos pacientes?

+

Lives SBAO - Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

As operadoras de saúde irão propor mudanças na forma de remuneração? Preciso migrar para um novo modelo de negócio sem intermediários? Novas modalidades...

+

Lives SBAO - Gestão das Clínicas em Tempos de Covid

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19 Planejamento Financeiro, Gestão de Custos e Aspectos Tributários

+

Praia do Flamengo, 66B sala 401 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Cep: 22210-903 Tel: 21 2285-6052


Copyright © 2014 - SBAO - Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia