Cremerj não pode punir estudantes que atuam como falsos médicos

Publicado por: G1 em 09/09/2010

{T:CONT_TITULO}

A prisão de um estudante de medicina que atuava como médico em um hospital na Baixada Fluminense chamou a atenção Conselho Regional de Medicina (Cremerj). O Cremerj trata casos de exercício ilegal da medicina como questão de polícia.

 
O conselho não tem autoridade para punir ou investigar estudantes, pois eles ainda não são profissionais. Entretanto, os diretores técnicos das unidades de saúde são responsáveis pela prática da medicina nas instituições e, por isso, devem se preocupar com quem é contratado e se estudantes estão sendo supervisionados.
 
Quando fica constatada a irregularidade, este diretor pode responder perante o Cremerj. A pena máxima para os médicos condenados pelo conselho é a cassação do registro.
 
Para se prevenir deste crime, no caso de consulta, os pacientes devem procurar no site do Cremerj se o registro do médico está ativo. Muitas vezes, os criminosos usam CRM cancelado, de médicos que já morreram ou se transferiram para outro estado.
 
Em casos de consulta de emergência, quando o paciente não tem como checar com antecedência, ele deve perguntar o nome do médico, pedir a identificação do profissional e falar com alguém da direção caso desconfie de algo.
 
O Cremerj ressalta que se o profissional se apresenta com um nome, ele não pode carimbar com outro. As carteiras de identificação médica dos profissionais registrados junto ao órgão tem foto, são feitas na Casa da Moeda e, segundo o conselho, impossíveis de falsificar.
 
Para tentar reduzir a incidência de casos de exercício ilegal da medicina, o conselho está cadastrando os cerca de 55 mil profissionais para que haja uma foto associada ao CRM deles no endereço virtual do conselho. A iniciativa começou no ano passado e deve estar no ar no próximo mês.
Tag(s): Notícias

Relacionadas

AVANÇOS DA TELEMEDICINA:COMO MOTIVAR OS PACIENTES PARA A MANUTENÇÃO DO TRATAMENTO?

+

Como os novos protocolos de segurança irão impactar na produtividade das clínicas?

+

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19

+

O impacto da LGPD na Oftalmologia

Você conhece a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD (Lei nº 13.709/18)? Você sabe o que muda na sua empresa por conta dessa legislação?

+

Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

+

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais entra em vigor

A partir de agora, as empresas deverão adotar uma série de medidas para evitar que as pessoas tenham seus dados vazados.

+

Congresso SBAO 2021 será em Salvador no mês de maio.

Congresso SBAO 2021 será em Salvador no mês de maio. Saiba mais...

+

Lives SBAO - Como os novos protocolos de segurança irão impactar na produtividade das clínicas?

Como manter a sustentabilidade da empresa com as novas regras de segurança? Ajuste no fluxo de pacientes e espaço para o modelo pós pandemia Rotinas para...

+

Uma vitória histórica

Vencemos os optometristas no STF e garantimos a manutenção dos Decretos nº 20.931 e nº24.492, de 1932 e 1934, respectivamente

+

Lives SBAO - AVANÇOS DA TELEMEDICINA:COMO MOTIVAR OS PACIENTES PARA A MANUTENÇÃO DO TRATAMENTO?

Quais os limites e vantagens após 60 dias usando a telemedicina? Como está sendo o processo de pagamento? Qual o custo e o grau de satisfação dos pacientes?

+

Lives SBAO - Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

As operadoras de saúde irão propor mudanças na forma de remuneração? Preciso migrar para um novo modelo de negócio sem intermediários? Novas modalidades...

+

Lives SBAO - Gestão das Clínicas em Tempos de Covid

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19 Planejamento Financeiro, Gestão de Custos e Aspectos Tributários

+

Praia do Flamengo, 66B sala 401 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Cep: 22210-903 Tel: 21 2285-6052


Copyright © 2014 - SBAO - Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia