Fórum de Residência: resultados positivos

Publicado por: AMB em 09/09/2010

{T:CONT_TITULO}

Nos dias 2 e 3 de setembro,  foi realizado o Fórum de Revisão dos Conteúdos dos Programas de Residência Médica, organizado pela AMB, Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), CFM e Fenam, na sede da Associação Médica de Brasília (DF). 

O objetivo do encontro foi discutir as necessidades de atualização e adequação dos conteúdos dos programas de residência. Maria do Patrocínio Tenório Nunes, secretária executiva da CNRM, abriu os trabalhos na noite do dia 2 de setembro falando sobre a dinâmica do encontro. Em seguida, passou a palavra para José Bonamigo, representante da AMB na CNRM. “Essa revisão é um trabalho que exige paciência e concentração, pois é árduo. No final, porém, dá bons frutos”

Silvio Fernandes, do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, discorreu sobre as expectativas dos gestores de saúde. “Nesse processo, é importante buscar maior integração da residência médica com o Sistema Único de Saúde e implementar metodologias ativas de aprendizagem. Outro ponto fundamental é a formação do residente com visão da complexidade do sistema de saúde”.

“Além de revisar os programas, é preciso colocar a disciplina deontologia médica dentro das residências’, disse Aldemir Humberto Soares, secretário-geral da AMB e representante do CFM. 

Florentino Cardoso, diretor de Saúde Pública da AMB, falou em nome do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde. “Esse encontro é a oportunidade para melhorar a residência médica. O residente tem de entender o que é humano, não apenas o técnico”  

Sigisfredo Brenelli,  secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, destacou a relevância do evento na promoção da saúde de bom nível como todos desejam e está na Constituição. 

“Esse encontro irá contribuir para a proficiência dos programas no que diz respeito ao caráter e à ética. Estamos vivendo o tempo do consentimento livre e esclarecido dos sujeito e do diálogo franco. Nossa missão é conseguir transmitir essa nova dimensão”, finalizou Carlos  Vital, vice-presidente do CFM. Após as falas iniciais, Maria do Patrocínio fez uma apresentação sobre matriz curricular e Bonamigo ministrou palestra sobre preceptoria. 

No dia 3, as Sociedades de Especialidade foram divididas em grupos. Tiveram 20 minutos para apresentar as propostas e 40 para debatê-las. Nas salas, moderadores e coordenadores anotaram os pedidos de modificação. O próximo passo é enviar por e-mail esse relatório para uma nova rodada de discussão. “A ideia era apresentar as conclusões na reunião plenária da CNRM no fim de setembro, mas o evento foi tão bem-sucedido e gerou tantas reações positivas que estamos pensando em fazer um novo Fórum presencial para mostrar os resultados”, concluiu Maria do Patrocínio.

Tag(s): Notícias

Relacionadas

AVANÇOS DA TELEMEDICINA:COMO MOTIVAR OS PACIENTES PARA A MANUTENÇÃO DO TRATAMENTO?

+

Como os novos protocolos de segurança irão impactar na produtividade das clínicas?

+

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19

+

O impacto da LGPD na Oftalmologia

Você conhece a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD (Lei nº 13.709/18)? Você sabe o que muda na sua empresa por conta dessa legislação?

+

Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

+

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais entra em vigor

A partir de agora, as empresas deverão adotar uma série de medidas para evitar que as pessoas tenham seus dados vazados.

+

Congresso SBAO 2021 será em Salvador no mês de maio.

Congresso SBAO 2021 será em Salvador no mês de maio. Saiba mais...

+

Lives SBAO - Como os novos protocolos de segurança irão impactar na produtividade das clínicas?

Como manter a sustentabilidade da empresa com as novas regras de segurança? Ajuste no fluxo de pacientes e espaço para o modelo pós pandemia Rotinas para...

+

Uma vitória histórica

Vencemos os optometristas no STF e garantimos a manutenção dos Decretos nº 20.931 e nº24.492, de 1932 e 1934, respectivamente

+

Lives SBAO - AVANÇOS DA TELEMEDICINA:COMO MOTIVAR OS PACIENTES PARA A MANUTENÇÃO DO TRATAMENTO?

Quais os limites e vantagens após 60 dias usando a telemedicina? Como está sendo o processo de pagamento? Qual o custo e o grau de satisfação dos pacientes?

+

Lives SBAO - Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

As operadoras de saúde irão propor mudanças na forma de remuneração? Preciso migrar para um novo modelo de negócio sem intermediários? Novas modalidades...

+

Lives SBAO - Gestão das Clínicas em Tempos de Covid

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19 Planejamento Financeiro, Gestão de Custos e Aspectos Tributários

+

Praia do Flamengo, 66B sala 401 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Cep: 22210-903 Tel: 21 2285-6052


Copyright © 2014 - SBAO - Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia