CFM e OAB buscam maior interlocução entre médicos e advogados

Publicado por: CFM em 09/09/2010

{T:CONT_TITULO}

Duas das maiores entidades de classe do país querem trabalhar em parceria. Nesta quarta-feira (8), em Brasília, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, recebeu o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz d'Avila, e o 1º vice-presidente da entidade, Carlos Vital Lima. Este foi o primeiro encontro formal entre as novas diretorias, o que reflete a iniciativa de aproximação e interlocução entre assuntos em comum de médicos e advogados.

 
Um dos assuntos em pauta, foi a participação dos advogados nas consultas de perícia médica. As duas entidades decidiram formar uma comissão conjunta para disciplinar a questão.
 
O grupo estudará formas de compatibilizar as prerrogativas legais do advogado, na qualidade de procurador do cliente, e a ética médica, que impõe a preservação da intimidade e privacidade do paciente.  “O CFM é firme quanto à intimidade. Construiremos uma norma que possibilite o bom trabalho dos dois profissionais sem o prejuízo para o paciente”, defendeu Roberto d’Avila.
 
Os dirigentes da OAB e CFM ainda trocaram experiências entre as duas entidades no que se refere à qualificação profissional, à atualização e aperfeiçoamento dos conhecimentos.
 
O CFM convidou a Ordem dos Advogados para participar do Fórum Médico-Juríco sobre Anencefalia, no próximo dia 24, e o Fórum de Direito Médico, nos dias 2 e 3 de dezembro.  
 
Avaliação – A realização de avaliações periódicas de aproveitamento dos cursos de Medicina também foi exposta na reunião. A proposta defendida pelo CFM é de uma avaliação progressiva e não somente ao final do curso. “Não podemos deixar médicos mal preparados na sociedade”, defendeu o vice-presidente do CFM, Carlos Vital Lima.
 
O presidente dos advogados relatou a experiência da entidade quanto ao exame da Ordem. “O nosso exame tem servido como balizador do ensino jurídico”, apontou. Segundo Ophair Cavalcante, o Brasil possui hoje 1.138 cursos de direito e somente o último exame recebeu 120 mil inscritos. “O que tem acontecido no Direito é que muitas escolas têm facilitado o egresso. Partimos do pressuposto de que o próprio mercado vai selecionar os melhores alunos”, disse.
Tag(s): Notícias

Relacionadas

AVANÇOS DA TELEMEDICINA:COMO MOTIVAR OS PACIENTES PARA A MANUTENÇÃO DO TRATAMENTO?

+

Como os novos protocolos de segurança irão impactar na produtividade das clínicas?

+

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19

+

O impacto da LGPD na Oftalmologia

Você conhece a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD (Lei nº 13.709/18)? Você sabe o que muda na sua empresa por conta dessa legislação?

+

Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

+

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais entra em vigor

A partir de agora, as empresas deverão adotar uma série de medidas para evitar que as pessoas tenham seus dados vazados.

+

Congresso SBAO 2021 será em Salvador no mês de maio.

Congresso SBAO 2021 será em Salvador no mês de maio. Saiba mais...

+

Lives SBAO - Como os novos protocolos de segurança irão impactar na produtividade das clínicas?

Como manter a sustentabilidade da empresa com as novas regras de segurança? Ajuste no fluxo de pacientes e espaço para o modelo pós pandemia Rotinas para...

+

Uma vitória histórica

Vencemos os optometristas no STF e garantimos a manutenção dos Decretos nº 20.931 e nº24.492, de 1932 e 1934, respectivamente

+

Lives SBAO - AVANÇOS DA TELEMEDICINA:COMO MOTIVAR OS PACIENTES PARA A MANUTENÇÃO DO TRATAMENTO?

Quais os limites e vantagens após 60 dias usando a telemedicina? Como está sendo o processo de pagamento? Qual o custo e o grau de satisfação dos pacientes?

+

Lives SBAO - Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

As operadoras de saúde irão propor mudanças na forma de remuneração? Preciso migrar para um novo modelo de negócio sem intermediários? Novas modalidades...

+

Lives SBAO - Gestão das Clínicas em Tempos de Covid

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19 Planejamento Financeiro, Gestão de Custos e Aspectos Tributários

+

Praia do Flamengo, 66B sala 401 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Cep: 22210-903 Tel: 21 2285-6052


Copyright © 2014 - SBAO - Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia