No Paraná, Lei proíbe uso de jaleco fora do ambiente de trabalho

Publicado por: Paraná Online em 05/06/2010

{T:CONT_TITULO}

Agora é lei. O governador do Paraná Orlando Pessuti (PMDB) sancionou no último dia 12 a Lei número 16.419, que proíbe profissionais da área de saúde de utilizar jalecos, aventais e outros equipamentos em ambientes como bares, lanchonetes e restaurantes.

 

De autoria do deputado estadual Ney Leprevost (PP), a redação do código prevê que quem desrespeitar a norma será multado no valor de 100 Ufirs, o equivalente a R$ 193,72. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) será a responsável por monitorar a medida, por meio da fiscalização sanitária.


 

De acordo com o autor da lei, o objetivo é o de mudar a cultura de quem trabalha nesta área. “Normas internacionais e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orientam para que se evite circular nestes locais utilizando jalecos e afins. Estou certo que eles não fazem isso por mal, mas esse ato acaba por levar um vírus ou uma bactéria do hospital para estes ambientes”, revela.

Infecção hospitalar
Médicos e funcionários de hospitais juntam forças hoje para o Dia Nacional de Combate à Infecção Hospitalar.

 

Para o presidente da Federação dos Hospitais do Paraná (Fehospar), Renato Merolli, a campanha reforça ainda mais a luta diária para evitar que a moléstia ataque.
“Os hospitais seguem protocolos rígidos de higienização para evitar a contaminação. Isso mostra uma preocupação intensa. O dia de amanhã (14) serve para corroborar ainda mais com essa preocupação”, opina.
A presidente da Comissão Estadual de Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss), Heloisa Ihle Garcia Giamberardino, conta que membros da comissão procuram sempre dar palestras para orientar os funcionários da saúde.
“É um trabalho importante porque zela pelo bem-estar de todos. É um serviço “invisível’, onde estamos sempre atentos para evitar que algo ruim ocorra”, afirma.



Tag(s): Notícias

Relacionadas

AVANÇOS DA TELEMEDICINA:COMO MOTIVAR OS PACIENTES PARA A MANUTENÇÃO DO TRATAMENTO?

+

Como os novos protocolos de segurança irão impactar na produtividade das clínicas?

+

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19

+

O impacto da LGPD na Oftalmologia

Você conhece a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD (Lei nº 13.709/18)? Você sabe o que muda na sua empresa por conta dessa legislação?

+

Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

+

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais entra em vigor

A partir de agora, as empresas deverão adotar uma série de medidas para evitar que as pessoas tenham seus dados vazados.

+

Congresso SBAO 2021 será em Salvador no mês de maio.

Congresso SBAO 2021 será em Salvador no mês de maio. Saiba mais...

+

Lives SBAO - Como os novos protocolos de segurança irão impactar na produtividade das clínicas?

Como manter a sustentabilidade da empresa com as novas regras de segurança? Ajuste no fluxo de pacientes e espaço para o modelo pós pandemia Rotinas para...

+

Uma vitória histórica

Vencemos os optometristas no STF e garantimos a manutenção dos Decretos nº 20.931 e nº24.492, de 1932 e 1934, respectivamente

+

Lives SBAO - AVANÇOS DA TELEMEDICINA:COMO MOTIVAR OS PACIENTES PARA A MANUTENÇÃO DO TRATAMENTO?

Quais os limites e vantagens após 60 dias usando a telemedicina? Como está sendo o processo de pagamento? Qual o custo e o grau de satisfação dos pacientes?

+

Lives SBAO - Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

As operadoras de saúde irão propor mudanças na forma de remuneração? Preciso migrar para um novo modelo de negócio sem intermediários? Novas modalidades...

+

Lives SBAO - Gestão das Clínicas em Tempos de Covid

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19 Planejamento Financeiro, Gestão de Custos e Aspectos Tributários

+

Praia do Flamengo, 66B sala 401 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Cep: 22210-903 Tel: 21 2285-6052


Copyright © 2014 - SBAO - Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia