Transformar a saúde através de sistemas de informação clínica é possível?

{T:CONT_TITULO}

A saúde, em termos macro, é considerada sob três perspectivas: a qualidade, o acesso e o custo. Dos três, dois dependem de decisão profissional, ou seja, são decisões clínicas que,no geral, são anotadas no prontuário eletrônico. Por tamanha importância, Fernan Gonzalez Bernaldo de Quiros, do Hospital Italiano de Buenos Aires, trouxe a discussão sobre mudanças que precisamos ter para maior entrega de valor para o paciente.

Um dos problemas principais é a perspectiva na qual o sistema é construído. Ele é feito do ponto de vista do provedor e não do paciente.

A maioria dos projetos, segundo Fernan, analisam de maneira pobre muitas variáveis, como, por exemplo, o contexto da instituição. Neste aspecto, as condições locais, o momento histórico, a política, a cultura e a infraestrutura local são de grande importância para o exercício clínico, assim como perspectivas de condições de intervenção e estrutura do sistema, como leis e regulação”.

“As ciências biológicas sozinhas não conseguem explicar tudo. Muitas doenças não apresentam uma explicação linear, mas dependem de outros contextos.”, disse Fernan.

Para transformar esta área, o capital humano deve ser evoluído e substituído, em parte, pelo capital social. No primeiro, a tarefa é construir profissionais que são competentes, mas isso não é suficiente, já que o que transforma, de fato, são equipes. Já o capital social é a chamada interoperabilidade social, onde pessoas trabalhando juntas são capazes de provocar mudanças significativas.

Ele deixou uma frase que sintetiza a mudança proposta: “It is not about the goal, it is about growing to become the person that can accomplish that goal” (Tony Robbins).

Fonte: Saúde Web, 21/08/2015.

Tag(s): Notícias

Relacionadas

31º Webmeeting SBAO - Como reduzir os riscos de Cyber ataque

31º Webmeeting SBAO - Como reduzir os riscos de Cyber ataque - Palestra com Jonas Moreira

+

30º Webmeeting SBAO - Desafio empresarial de empresas familiares: O papel da governança...

Palestra com Horácio Forte Bahia Freire

+

Seja um palestrante do Congresso SBAO

Estamos ansiosos pelo XII Congresso Internacional de Administração em Oftalmologia e mais uma vez a sua participação como palestrante é fundamental para...

+

29º Web Meeting SBAO - Oftalmologia aplicada ao Esporte

Não percam a oportunidade de aprender o impacto da visão para a prática do esporte com o palestrante José Antonio Westphalen.

+

28º Web Meeting SBAO - O mercado atual da saúde

Palestra com Flávio Pagano

+

A SBAO estará presente no 63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia do CBO

A SBAO estará presente no 63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia do CBO. Confira nossa programação e inscreva-se!

+

27º Web Meeting SBAO - Inovação e revolução 4.0

Palestra com Dr. Francisco Irochima

+

26º Web Meeting SBAO - Governança corporativa

Governança corporativa: uma estratégia para a evolução de clínicas familiares? Veja nosso Webmeeting com o Edson Lopes Cedraz Filho, um profissional com 20...

+

25º Web Meeting SBAO - Lei geral de proteção de dados: o que muda na área da saúde

Lei Geral de Proteção de Dados: o que vai mudar para área de saúde. Saiba mais em nosso Webmeeting com os advogados do escritório BMA, Dr. José Eduardo V....

+

Prêmio SBAO

O Prêmio SBAO vai ocorrer de dois em dois anos durante os Congressos Internacionais. Em breve faremos um comunicado com o regulamento para 2020 desse tão...

+

Temas do Congresso SBAO

Oportunidades, indicadores, acreditação, qualidade e governança são alguns dos temas do próximo Congresso SBAO. Veja a grade completa!

+

19º Webmeeting SBAO - Salário emocional como fator competitivo nas organizações

Veja nosso Webmeeting SBAO com a Raquel Vilar, ela fala sobre o Salário emocional como fator competitivo nas organizações.

+

Praia do Flamengo, 66B sala 401 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Cep: 22210-903 Tel: 21 2285-6052


Copyright © 2014 - SBAO - Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia