Inovações em TICS

{T:CONT_TITULO}
O pagamento por desempenho é uma exigência crescente das organizações modernas e complexas de saúde, como grandes hospitais, redes ambulatoriais e de diagnóstico, porque permite associar os resultados com os incentivos necessários para competir por recursos públicos e pelos pagamentos dos planos de saúde, os quais cada vez mais se baseiam na avaliação feita pelos consumidores quanto aos resultados e ao tratamento recebido pelas unidades de saúde. Mas, como implementar a cadeia necessária de informações para que se possa medir o desempenho, e ao mesmo tempo associá-lo à remuneração dos estabelecimentos e do pessoal de saúde?

As TICS (tecnologias de informação e comunicação em saúde) geram parte importante da resposta. Elas permitem novas formas de armazenar e processar dados médicos, com base em dispositivos portáteis, conduzindo ao desenvolvimento e interconexão de serviços e bases de dados gerenciais de uma forma que teria sido difícil imaginar a poucos anos atrás. Novos aplicativos permitem produzir dados a partir de variadas fontes de informação para melhorar o diagnóstico, monitorar pacientes e alcançar de forma rápida e eficiente melhores resultados dos tratamentos. Para o gestor, se estaria gerando uma visão mais rápida e precisa dos resultados, aumentando a confiabilidade do diagnóstico e a resposta ao tratamento. Com isso, aumenta a produtividade do trabalho em saúde, liberando tempo e recursos do pessoal e criando as bases para a remuneração por desempenho.

Muitos destes dispositivos podem estar diretamente acoplados aos pacientes, fornecendo dados remotos nas nuvens para o controle minucioso do tratamento. Por exemplo, um monitor de frequência cardíaca pode fornecer dados 24h a partir de casa, reduzir o número de visitas necessárias, melhorar a qualidade do tratamento e, ao mesmo tempo, a produtividade do médico e do pessoal auxiliar em saúde.

No entanto, os benefícios destes tipos de serviços são mais difíceis de avaliar do que os de dispositivos simples ou medicamentos e, além disso, não tem sido fácil, até agora buscar recursos para que as instituições de saúde os possam financiar em grande escala.

Estudos experimentais em Saúde e Tecnologia da Informação (STI) deveriam ser desenvolvidos por Hospitais e redes de saúde, conjuntamente com empresas de TICS, para testar o potencial destes serviços.

Os STI devem ser vistos antes de tudo a partir da perspectiva de valor que agregam ao paciente, e, só em segundo plano, em seus impactos na relação custo-benefício. Para alcançar estes objetivos, é preciso gerar novas regulações, referências e normas comuns para que os gestores de saúde possam se orientar a não comprar gato por lebre. Por detrás deste conceito, que já se inicia nos países desenvolvidos, a partir de estudos e experiências piloto, existe um grande potencial de exploração e desenvolvimento no Brasil.

Fonte: Saúde Web, 29/09/2015.
Tag(s): Notícias

Relacionadas

A SBAO estará presente no 63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia do CBO

A SBAO estará presente no 63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia do CBO. Confira nossa programação e inscreva-se!

+

26º Web Meeting SBAO - Governança corporativa

Governança corporativa: uma estratégia para a evolução de clínicas familiares? Veja nosso Webmeeting com o Edson Lopes Cedraz Filho, um profissional com 20...

+

25º Web Meeting SBAO - Lei geral de proteção de dados: o que muda na área da saúde

Lei Geral de Proteção de Dados: o que vai mudar para área de saúde. Saiba mais em nosso Webmeeting com os advogados do escritório BMA, Dr. José Eduardo V....

+

Prêmio SBAO

O Prêmio SBAO vai ocorrer de dois em dois anos durante os Congressos Internacionais. Em breve faremos um comunicado com o regulamento para 2020 desse tão...

+

Temas do Congresso SBAO

Oportunidades, indicadores, acreditação, qualidade e governança são alguns dos temas do próximo Congresso SBAO. Veja a grade completa!

+

19º Webmeeting SBAO - Salário emocional como fator competitivo nas organizações

Veja nosso Webmeeting SBAO com a Raquel Vilar, ela fala sobre o Salário emocional como fator competitivo nas organizações.

+

20º Web Meeting SBAO - Os Componentes de uma Equipe de Alta Performance

Veja a palestra com o Augusto Lyra, ele fala sobre Os componentes de uma equipe de alta performance.

+

21º Web Meeting SBAO - Remuneração na área da saúde, existe um modelo ideal

Veja nosso Webmeeting com o Dr. Frederico Pena, ele fala sobre remuneração na área de saúde.

+

22º Web Meeting SBAO - Lidando com as preferências comportamentais da equipe

Veja o Webmeeting SBAO com a Thais da Silva Santos, ela fala sobre como lidar com as preferências comportamentais da equipe

+

23º Web Meeting SBAO - Discussão Sobre Cases de Sucesso

Neste Webmeeting a Faiga Marques e Cyntia Santiago farão uma discussão sobre Cases de Sucesso!

+

24º Web Meeting SBAO - O médico é um bom gestor?

O médico é um bom gestor? Saiba mais em nosso Webmeeting com o Dr. Vagner Loduca Lima.

+

Programação SBAO no XX Congresso Internacional da SBO

Participe da programação SBAO durante o XX Congresso Internacional da SBO, entre os dias 28 e 30 de junho no Rio de Janeiro.

+

Praia do Flamengo, 66B sala 401 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Cep: 22210-903 Tel: 21 2285-6052


Copyright © 2014 - SBAO - Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia