Correspondência da Alcon sobre o recall das lentes no Japão.

{T:CONT_TITULO}
Prezados Doutores,

A Alcon, líder global em cuidados com os olhos e divisão de produtos oftalmológicos da Novartis, está realizando um recall voluntário da linha de lentes introculares Acrysof® Tórica T6 à T9 produzidas e comercializadas exclusivamente no Japão. Este recall não afeta nenhum outro país onde as lentes intraoculares são produzidas e comercializadas. Isso é continuidade do processo de recall já realizado no Japão das lentes multifocais ReSTOR® e ReSTOR® Tóricas, em abril de 2015.

O processo de manufatura das lentes intraoculares produzidas no Japão é diferente das lentes produzidas para serem comercializadas no resto do mundo. As lentes intraoculares produzidas no Japão são submetidas a um processo de secagem diferenciado e, como resultado, possuem diferentes propriedades de superfície da lente.

A Alcon decidiu realizar este recall voluntário das lentes AcrySof® Tórica T6 à T9 em Outubro com base na segurança do paciente, por conta de um aumento de casos de inflamação pós-operatória ocorridos em cirurgias de catarata em clínicas do Japão. A Alcon está trabalhando com estas clínicas para assegurar que os pacientes afetados estão sendo tratados e monitorados. Não há casos reportados de perda da visão. A empresa também já identificou e está implementando melhorias no processo para impedir a recorrência destes problemas no Japão.

Nehuma outra lente intraocular vendida no resto do mundo foi afetada por este recall voluntário, devido às linhas de produção e o processo de fabricação serem diferentes. Assim, essa ação não afeta de forma alguma a qualidade dos produtos à disposição no Brasil.

A Alcon comunicou as entidades regulatórias globalmente - incluindo as autoridades locais no Japão (MHLW e PMDS), bem como o U.S. Food and Drug Administration (FDA), sobre esta ação de mercado no Japão e a proposta de melhorias no processo de produção.

Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida.

Atenciosamente,

Jean Rossa
Diretor da Unidade de Negócio Cirúrgica – Alcon Brasil
Tag(s): Notícias

Relacionadas

30º Webmeeting SBAO - Desafio empresarial de empresas familiares: O papel da governança...

Palestra com Horácio Forte Bahia Freire

+

Seja um palestrante do Congresso SBAO

Estamos ansiosos pelo XII Congresso Internacional de Administração em Oftalmologia e mais uma vez a sua participação como palestrante é fundamental para...

+

29º Web Meeting SBAO - Oftalmologia aplicada ao Esporte

Não percam a oportunidade de aprender o impacto da visão para a prática do esporte com o palestrante José Antonio Westphalen.

+

28º Web Meeting SBAO - O mercado atual da saúde

Palestra com Flávio Pagano

+

A SBAO estará presente no 63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia do CBO

A SBAO estará presente no 63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia do CBO. Confira nossa programação e inscreva-se!

+

27º Web Meeting SBAO - Inovação e revolução 4.0

Palestra com Dr. Francisco Irochima

+

26º Web Meeting SBAO - Governança corporativa

Governança corporativa: uma estratégia para a evolução de clínicas familiares? Veja nosso Webmeeting com o Edson Lopes Cedraz Filho, um profissional com 20...

+

25º Web Meeting SBAO - Lei geral de proteção de dados: o que muda na área da saúde

Lei Geral de Proteção de Dados: o que vai mudar para área de saúde. Saiba mais em nosso Webmeeting com os advogados do escritório BMA, Dr. José Eduardo V....

+

Prêmio SBAO

O Prêmio SBAO vai ocorrer de dois em dois anos durante os Congressos Internacionais. Em breve faremos um comunicado com o regulamento para 2020 desse tão...

+

Temas do Congresso SBAO

Oportunidades, indicadores, acreditação, qualidade e governança são alguns dos temas do próximo Congresso SBAO. Veja a grade completa!

+

19º Webmeeting SBAO - Salário emocional como fator competitivo nas organizações

Veja nosso Webmeeting SBAO com a Raquel Vilar, ela fala sobre o Salário emocional como fator competitivo nas organizações.

+

20º Web Meeting SBAO - Os Componentes de uma Equipe de Alta Performance

Veja a palestra com o Augusto Lyra, ele fala sobre Os componentes de uma equipe de alta performance.

+

Praia do Flamengo, 66B sala 401 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Cep: 22210-903 Tel: 21 2285-6052


Copyright © 2014 - SBAO - Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia