Como transformar informação de saúde em conhecimento?

{T:CONT_TITULO}
O Big Data pode revolucionar a saúde, traçando perfis fiéis dos pacientes para balizar iniciativas mais preditivas e menos reativas – e, portanto, gerar economia. Mas o que falta para esse cenário tornar-se realidade no Brasil?

“Informação, já temos. A dúvida é como transformá-la em conhecimento”, avalia Carlos Marinelli, CEO do Grupo Fleury. Esse processo envolve a estruturação dos dados, que transforma números sem contexto em indicadores palpáveis. E é isso que está em falta, avalia Paulo Magnus, CEO da MV. “A informação tem menos de 15 anos dentro das unidades de saúde do Brasil, é muito jovem. E, em sua maioria, foi direcionada para prescrições e não caminhamos para estruturar isso”, explica.

Uma forma de organizar esses dados em benefício da saúde da população seria o desenvolvimento de um modelo de prontuário online pelo governo, que seria disponibilizado publicamente na nuvem para todas as instituições, sugere Luiz Tizatto, CEO da UnitCare. Porém esse cenário é muito improvável, limitando outras iniciativas semelhantes. Magnus concorda e atribui às empresas a missão de conectar a saúde: “Não acredito que o governo possa prover soluções, mas a conexão de muitos bons projetos privados pode”.

Para se integrar, o setor precisa enfrentar duas barreiras: ’quem é dono da informação?’ e ‘quem paga por isso?’. “As empresas precisam enfrentar essas questões de frente e compartilhar para ganhar em escala”, avalia Jomar Fajardo, diretor de saúde da IBM.

O mercado de saúde pode se espelhar em outras áreas que já se integraram para pensar em iniciativas colaborativas. “O setor bancário é um bom exemplo, eles se conversam. O cliente pode fazer migração de serviço quando quiser e esses dados não vazam para o mercado”, diz Tizatto.

Relação com médicos
Há o fator de “as tecnologias são simples, mas o médico não quer adotá-las. Há, por exemplo, o temor de infringir o sigilo médico-paciente”, argumenta Tizatto.

Paula Campoy, diretora de excelência ao cliente da Abbvie, lembra que o médico hoje não é tomador de decisão isolado – o consumidor busca informações na internet, com amigos e outros vetores, dando a ele o papel de influenciador: “o médico acompanhar essa evolução é fundamental”.

Evangelizar a classe exige encontrar meios para se comunicar com eles de forma mais eficiente, argumenta Magnus. “O médico é conservador para mudanças porque não tem tempo. Se a informação chegar a ele de forma estruturada e com boa qualidade, vai perceber que há benefícios, como a própria economia de tempo”, conclui.

Fonte: Saúde Web, 28/09/2015.
Tag(s): Notícias

Relacionadas

Prêmio SBAO

O Prêmio SBAO vai ocorrer de dois em dois anos durante os Congressos Internacionais. Em breve faremos um comunicado com o regulamento para 2020 desse tão...

+

Temas do Congresso SBAO

Oportunidades, indicadores, acreditação, qualidade e governança são alguns dos temas do próximo Congresso SBAO. Veja a grade completa!

+

19º Webmeeting SBAO - Salário emocional como fator competitivo nas organizações

Veja nosso Webmeeting SBAO com a Raquel Vilar, ela fala sobre o Salário emocional como fator competitivo nas organizações.

+

20º Web Meeting SBAO - Os Componentes de uma Equipe de Alta Performance

Veja a palestra com o Augusto Lyra, ele fala sobre Os componentes de uma equipe de alta performance.

+

21º Web Meeting SBAO - Remuneração na área da saúde, existe um modelo ideal

Veja nosso Webmeeting com o Dr. Frederico Pena, ele fala sobre remuneração na área de saúde.

+

22º Web Meeting SBAO - Lidando com as preferências comportamentais da equipe

Veja o Webmeeting SBAO com a Thais da Silva Santos, ela fala sobre como lidar com as preferências comportamentais da equipe

+

23º Web Meeting SBAO - Discussão Sobre Cases de Sucesso

Neste Webmeeting a Faiga Marques e Cyntia Santiago farão uma discussão sobre Cases de Sucesso!

+

24º Web Meeting SBAO - O médico é um bom gestor?

O médico é um bom gestor? Saiba mais em nosso Webmeeting com o Dr. Vagner Loduca Lima.

+

Programação SBAO no XX Congresso Internacional da SBO

Participe da programação SBAO durante o XX Congresso Internacional da SBO, entre os dias 28 e 30 de junho no Rio de Janeiro.

+

17º Webmeeting SBAO - A Prática do Planejamento Estratégico na Oftalmologia

Planejamento Estratégico é modismo? Por onde começar? Quais os desafios e benefícios do PE? Aprenda mais sobre a Prática do Planejamento Estratégico na...

+

18º Webmeeting SBAO - Aplicação do Lean Seis Sigma em Hospitais e Clínicas Oftalmológicas

Aprenda mais sobre os princípios da filosofia LEAN, a aplicabilidade da filosofia LEAN na área da saúde, ferramentas de gestão LEAN e casos de sucesso no...

+

Programação do Congresso SBAO

Veja a programação do XI Congresso Internacional de Administração em Oftalmologia e participe!

+

Praia do Flamengo, 66B sala 401 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Cep: 22210-903 Tel: 21 2285-6052


Copyright © 2014 - SBAO - Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia