Como o NHS tenta ser mais eficiente?

{T:CONT_TITULO}

Não é só o sistema de saúde do Reino Unido que precisa estudar a fundo formas de aumentar a eficiência, para atender cada vez melhor a crescente demanda. Mas certamente podemos aprender com o caminho que eles estão perseguindo para equilibrar o trinômio: demanda, eficiência e financiamento.

O relatório de produtividade do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unidos (NHS – National Health Service), divulgado em junho de 2015, reportou que, entre 2013 e 2014, os hospitais gastaram £72 bilhões com assistência e destes, £45 bilhões foram gastos com força de trabalho (63% dos custos).

Cientes da falta de métrica para mensurar a eficiência, um grupo de 22 hospitais – dentre os mais de 1.200 do NHS – decidiu desenvolvê-la. Como? Colhendo os dados de cada instituição e promovendo comparações entre eles – como ferramentas de BI são capazes de fazer, por exemplo. O intuito foi identificar oportunidades para melhorar a produtividade. O projeto foi batizado de Adjusted Treatment Index (ATI).

Lideranças de diferentes áreas se engajaram no ATI como diretores financeiros, de enfermagem, chefes da farmácia hospitalar, e profissionais do Estado.

As mudanças e implementações ainda estão em processo, mas os resultados iniciais mostram que a maioria dos hospitais possuem boas práticas em diversos departamentos, mas todos têm aspectos a serem melhorados.

As principais áreas foco com vistas a melhorar a eficiência são: força de trabalho, farmácia hospitalar, Suprimentos/Compras (Procurement) e Estates Management. Para cada uma dessas áreas foram coletadas informações dos 22 hospitais a fim de entender as variações entre elas e as boas práticas a serem compartilhadas.

De acordo com as variações encontradas no que se refere aos pagamentos de colaboradores e desempenho, por exemplo, estimou-se a possibilidade de reduzir pelo menos £400 milhões nesta área.

Para a gestão de medicamentos, por exemplo, o ATI chegou em quatro princípios de otimização.

Os 22 hospitais gastam, em média, £1 bilhão com instalações (facilities) todo ano. Tudo indica que eles conseguem economizar aproximadamente 14.5%, o que representaria uma economia de £150 milhões por ano.

Outras possibilidades de economia encontradas foram:

Limpeza: £10 milhões

Energia: £12 milhões

Construção & Engenharia: £12 milhões

Lavanderia: £4 milhões

Desperdício: £3 milhões

Água & Esgoto: £1.7 milhões

Fonte: Saúde Web, 27/07/0215.

Tag(s): Notícias

Relacionadas

A SBAO estará presente no 63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia do CBO

A SBAO estará presente no 63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia do CBO. Confira nossa programação e inscreva-se!

+

26º Web Meeting SBAO - Governança corporativa

Governança corporativa: uma estratégia para a evolução de clínicas familiares? Veja nosso Webmeeting com o Edson Lopes Cedraz Filho, um profissional com 20...

+

25º Web Meeting SBAO - Lei geral de proteção de dados: o que muda na área da saúde

Lei Geral de Proteção de Dados: o que vai mudar para área de saúde. Saiba mais em nosso Webmeeting com os advogados do escritório BMA, Dr. José Eduardo V....

+

Prêmio SBAO

O Prêmio SBAO vai ocorrer de dois em dois anos durante os Congressos Internacionais. Em breve faremos um comunicado com o regulamento para 2020 desse tão...

+

Temas do Congresso SBAO

Oportunidades, indicadores, acreditação, qualidade e governança são alguns dos temas do próximo Congresso SBAO. Veja a grade completa!

+

19º Webmeeting SBAO - Salário emocional como fator competitivo nas organizações

Veja nosso Webmeeting SBAO com a Raquel Vilar, ela fala sobre o Salário emocional como fator competitivo nas organizações.

+

20º Web Meeting SBAO - Os Componentes de uma Equipe de Alta Performance

Veja a palestra com o Augusto Lyra, ele fala sobre Os componentes de uma equipe de alta performance.

+

21º Web Meeting SBAO - Remuneração na área da saúde, existe um modelo ideal

Veja nosso Webmeeting com o Dr. Frederico Pena, ele fala sobre remuneração na área de saúde.

+

22º Web Meeting SBAO - Lidando com as preferências comportamentais da equipe

Veja o Webmeeting SBAO com a Thais da Silva Santos, ela fala sobre como lidar com as preferências comportamentais da equipe

+

23º Web Meeting SBAO - Discussão Sobre Cases de Sucesso

Neste Webmeeting a Faiga Marques e Cyntia Santiago farão uma discussão sobre Cases de Sucesso!

+

24º Web Meeting SBAO - O médico é um bom gestor?

O médico é um bom gestor? Saiba mais em nosso Webmeeting com o Dr. Vagner Loduca Lima.

+

Programação SBAO no XX Congresso Internacional da SBO

Participe da programação SBAO durante o XX Congresso Internacional da SBO, entre os dias 28 e 30 de junho no Rio de Janeiro.

+

Praia do Flamengo, 66B sala 401 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Cep: 22210-903 Tel: 21 2285-6052


Copyright © 2014 - SBAO - Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia