Doentes crônicos querem acesso a prontuários médicos online

Publicado por: Saúde Web em 17/09/2014

{T:CONT_TITULO}

Segundo estudo da Accenture, preocupação com privacidade é menor que necessidade de ter controle sobre dados médicos.

 

 

Três quartos (75%) dos pacientes brasileiros em condições crônicas de saúde acreditam que devem ter o direito de acessar digitalmente suas informações de saúde. Outros 60% defendem que o acesso aos prontuários é mais importante que potenciais riscos de privacidade. É o que revela uma pesquisa realizada pela Accenture.

Os pacientes crônicos são menos preocupados com a privacidade do prontuário eletrônico (73%) do que com outras informações pessoais armazenadas digitalmente, como internet banking (83%), uso de cartão de crédito (84%) e compras online (82%). Mesmo ansiosos por ter acesso aos prontuários, cerca de metade (48%) afirmou que a principal barreira ao acesso foi não saber como fazê-lo.

 

 
A consultoria entrevistou 1.015 brasileiros: 509 saudáveis e 506 com pelo menos uma entre 11 condições crônicas, incluindo asma, artrite, câncer, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), depressão, diabetes, doença cardíaca, hipertensão, obesidade clinicamente diagnosticada, osteoporose e acidente vascular cerebral.
 
Além de acessar dados médicos, a grande maioria (94%) dos pacientes crônicos acredita ser importante ter poder sobre os dados de saúde, mas 30% dizem não possuir muito controle (ou qualquer tipo de controle) sobre eles. 
 
A pesquisa mostrou ainda que, dependendo do tipo de doença crônica, existem diferenças na capacidade do indivíduo em exercer algum nível de controle sobre seus dados. Por exemplo: 81% dos pacientes com diabetes relataram ter controle, comparados com 70% dos indivíduos com obesidade clinicamente diagnosticada.
 
 
A crescente população de pacientes crônicos continua a ser uma área de constante preocupação para o Brasil. No entanto, o estudo da Accenture mostra que estes indivíduos estão ativamente engajados na maioria das etapas do atendimento ao paciente, incluindo o momento do diagnóstico médico (84%), gestão de tratamento (88%) e em manter a saúde em dia (77%).
 
A pesquisa sobre engajamento dos pacientes da Accenture entrevistou indivíduos em 10 países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Austrália, Canadá, Itália, Espanha, Noruega, Japão, Cingapura e Reino Unido. Os pesquisadores entrevistaram 10.730 pessoas - 5.481 saudáveis e 5.249 em 11 condições crônicas (asma, artrite, câncer, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), depressão, diabetes, doença cardíaca, hipertensão, obesidade clinicamente diagnosticada, osteoporose e acidente vascular cerebral). A pesquisa online foi realizada entre 21 de fevereiro e 16 março de 2014, por Penn Schoen Berland (PSB).
Tag(s): Notícias

Relacionadas

26º Web Meeting SBAO - Governança corporativa

Governança corporativa: uma estratégia para a evolução de clínicas familiares? Veja nosso Webmeeting com o Edson Lopes Cedraz Filho, um profissional com 20...

+

25º Web Meeting SBAO - Lei geral de proteção de dados: o que muda na área da saúde

Lei Geral de Proteção de Dados: o que vai mudar para área de saúde. Saiba mais em nosso Webmeeting com os advogados do escritório BMA, Dr. José Eduardo V....

+

Prêmio SBAO

O Prêmio SBAO vai ocorrer de dois em dois anos durante os Congressos Internacionais. Em breve faremos um comunicado com o regulamento para 2020 desse tão...

+

Temas do Congresso SBAO

Oportunidades, indicadores, acreditação, qualidade e governança são alguns dos temas do próximo Congresso SBAO. Veja a grade completa!

+

19º Webmeeting SBAO - Salário emocional como fator competitivo nas organizações

Veja nosso Webmeeting SBAO com a Raquel Vilar, ela fala sobre o Salário emocional como fator competitivo nas organizações.

+

20º Web Meeting SBAO - Os Componentes de uma Equipe de Alta Performance

Veja a palestra com o Augusto Lyra, ele fala sobre Os componentes de uma equipe de alta performance.

+

21º Web Meeting SBAO - Remuneração na área da saúde, existe um modelo ideal

Veja nosso Webmeeting com o Dr. Frederico Pena, ele fala sobre remuneração na área de saúde.

+

22º Web Meeting SBAO - Lidando com as preferências comportamentais da equipe

Veja o Webmeeting SBAO com a Thais da Silva Santos, ela fala sobre como lidar com as preferências comportamentais da equipe

+

23º Web Meeting SBAO - Discussão Sobre Cases de Sucesso

Neste Webmeeting a Faiga Marques e Cyntia Santiago farão uma discussão sobre Cases de Sucesso!

+

24º Web Meeting SBAO - O médico é um bom gestor?

O médico é um bom gestor? Saiba mais em nosso Webmeeting com o Dr. Vagner Loduca Lima.

+

Programação SBAO no XX Congresso Internacional da SBO

Participe da programação SBAO durante o XX Congresso Internacional da SBO, entre os dias 28 e 30 de junho no Rio de Janeiro.

+

17º Webmeeting SBAO - A Prática do Planejamento Estratégico na Oftalmologia

Planejamento Estratégico é modismo? Por onde começar? Quais os desafios e benefícios do PE? Aprenda mais sobre a Prática do Planejamento Estratégico na...

+

Praia do Flamengo, 66B sala 401 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Cep: 22210-903 Tel: 21 2285-6052


Copyright © 2014 - SBAO - Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia