CFM quer a melhora da formação oferecida pelos cursos de Medicina

Publicado por: CFM em 10/12/2012

{T:CONT_TITULO}

 

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou nota nesta quinta-feira (6)  na qual classifica o exame de fim de curso, patrocinado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) como instrumento metodológico relevante para mensurar - de forma quantitativa - o nível do conhecimento obtido pelos egressos das escolas de medicina.
 
As conclusões do exame foram divulgadas no dia 5. Mais da metade dos candidatos (54,5%) foram reprovados. “Infelizmente, os resultados alcançados confirmam a suposição de que a qualidade da formação oferecida está abaixo das necessidades, realidade constatada em São Paulo e que acreditamos seja a mesma em todos os Estados”, pontuou o documento.
 
O Conselho afirmou ainda na nota que considera o chamado teste de progresso o instrumento ideal para avaliar o processo formador dos médicos no país. Com o respaldo de uma Lei, os alunos seriam submetidos a exames cognitivos e práticos, aplicados por entidade externa ao final do 2º, 4º e no último ano da faculdade.
 
Além da avaliação direta dos alunos, o conteúdo pedagógico, os corpos docentes e os cursos de medicina passariam pelo mesmo crivo, sendo que os que apresentassem desempenho abaixo da média seriam penalizados com a redução do seu número de vagas.
 
Para o CFM, o Governo – em todas as suas esferas – deve apresentar propostas que contribuam para a qualificação dos cursos de medicina no país, demonstrando real preocupação com a população que conta com médicos bem preparados para se manter sua saúde e seu bem estar.
Tag(s): Notícias

Relacionadas

Prêmio SBAO

O Prêmio SBAO vai ocorrer de dois em dois anos durante os Congressos Internacionais. Em breve faremos um comunicado com o regulamento para 2020 desse tão...

+

Temas do Congresso SBAO

Oportunidades, indicadores, acreditação, qualidade e governança são alguns dos temas do próximo Congresso SBAO. Veja a grade completa!

+

19º Webmeeting SBAO - Salário emocional como fator competitivo nas organizações

Veja nosso Webmeeting SBAO com a Raquel Vilar, ela fala sobre o Salário emocional como fator competitivo nas organizações.

+

20º Web Meeting SBAO - Os Componentes de uma Equipe de Alta Performance

Veja a palestra com o Augusto Lyra, ele fala sobre Os componentes de uma equipe de alta performance.

+

21º Web Meeting SBAO - Remuneração na área da saúde, existe um modelo ideal

Veja nosso Webmeeting com o Dr. Frederico Pena, ele fala sobre remuneração na área de saúde.

+

22º Web Meeting SBAO - Lidando com as preferências comportamentais da equipe

Veja o Webmeeting SBAO com a Thais da Silva Santos, ela fala sobre como lidar com as preferências comportamentais da equipe

+

23º Web Meeting SBAO - Discussão Sobre Cases de Sucesso

Neste Webmeeting a Faiga Marques e Cyntia Santiago farão uma discussão sobre Cases de Sucesso!

+

24º Web Meeting SBAO - O médico é um bom gestor?

O médico é um bom gestor? Saiba mais em nosso Webmeeting com o Dr. Vagner Loduca Lima.

+

Programação SBAO no XX Congresso Internacional da SBO

Participe da programação SBAO durante o XX Congresso Internacional da SBO, entre os dias 28 e 30 de junho no Rio de Janeiro.

+

17º Webmeeting SBAO - A Prática do Planejamento Estratégico na Oftalmologia

Planejamento Estratégico é modismo? Por onde começar? Quais os desafios e benefícios do PE? Aprenda mais sobre a Prática do Planejamento Estratégico na...

+

18º Webmeeting SBAO - Aplicação do Lean Seis Sigma em Hospitais e Clínicas Oftalmológicas

Aprenda mais sobre os princípios da filosofia LEAN, a aplicabilidade da filosofia LEAN na área da saúde, ferramentas de gestão LEAN e casos de sucesso no...

+

Programação do Congresso SBAO

Veja a programação do XI Congresso Internacional de Administração em Oftalmologia e participe!

+

Praia do Flamengo, 66B sala 401 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Cep: 22210-903 Tel: 21 2285-6052


Copyright © 2014 - SBAO - Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia