Estabelecimentos com até 50 leitos estão desobrigados de contratar farmacêutico para dispensário de medicamentos

Publicado por: SINDHOSP INFORMATIVO Nº 134 - IMPRESSO E ON-LINE em 25/10/2012

{T:CONT_TITULO}

 

A circular SINDHOSP DJ nº 015/2012, do último dia 27/8, noticiou importante decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região (envolvendo os Estados de São Paulo e Mato Grosso), quando do julgamento do recurso de apelação ofertado pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP).
 
A desembargadora federal da 6ª Turma, Regina Helena Costa, designada como relatora de tal apelação, manifestou entendimento no sentido de que, em relação aos hospitais, clínicas e casas de saúde com até 200 (duzentos) leitos, as multas impostas pelo referido conselho profissional até o dia 29/10/2010 são indevidas, em razão do que estabelecia a Súmula de nº 140 do antigo Tribunal Federal de Recursos, que até então era utilizado como parâmetro nas questões envolvendo a obrigação de se manter farmacêutico nos dispensários de medicamentos dos estabelecimentos de serviços de saúde.
 
A novidade, agora trazida com a recente decisão da relatora é que, a partir de 30/12/2010, os estabelecimentos com até 50 (cinquenta) leitos ficam desobrigados da contratação do profissional.
 
Esse entendimento vem sendo considerado em razão da nova conceituação trazida pela Portaria do Ministério da Saúde de nº 4.283/2010, que revogou a antiga Portaria Ministerial nº 316/77, que definia  pequena unidade hospitalar aquela com até 200 leitos. Pela nova definição contida no Glossário do Ministério da Saúde – Projeto de Terminologia em Saúde, editado em 30 de dezembro de 2010 –, considera-se pequena unidade hospitalar aquela com até 50 leitos. Por tal razão, a partir de agora as decisões judiciais devem acompanhar esse entendimento, dispensando os hospitais com até 50 leitos da exigência de manter farmacêutico responsável, quando possuam o dispensário de medicamentos. 
Os hospitais devem ficar  atentos, pois a Vigilância Sanitária passará a exigir a comprovação de manter farmacêutico responsável quando do pedido de renovação do alvará sanitário.
 
Outras notícias poderão ser obtidas junto ao departamento Jurídico, pelo e-mail: juridico@sindhosp.com.br
Tag(s): Notícias

Relacionadas

25º Web Meeting SBAO - Lei geral de proteção de dados: o que muda na área da saúde

Lei Geral de Proteção de Dados: o que vai mudar para área de saúde. Saiba mais em nosso Webmeeting com os advogados do escritório BMA, Dr. José Eduardo V....

+

Prêmio SBAO

O Prêmio SBAO vai ocorrer de dois em dois anos durante os Congressos Internacionais. Em breve faremos um comunicado com o regulamento para 2020 desse tão...

+

Temas do Congresso SBAO

Oportunidades, indicadores, acreditação, qualidade e governança são alguns dos temas do próximo Congresso SBAO. Veja a grade completa!

+

19º Webmeeting SBAO - Salário emocional como fator competitivo nas organizações

Veja nosso Webmeeting SBAO com a Raquel Vilar, ela fala sobre o Salário emocional como fator competitivo nas organizações.

+

20º Web Meeting SBAO - Os Componentes de uma Equipe de Alta Performance

Veja a palestra com o Augusto Lyra, ele fala sobre Os componentes de uma equipe de alta performance.

+

21º Web Meeting SBAO - Remuneração na área da saúde, existe um modelo ideal

Veja nosso Webmeeting com o Dr. Frederico Pena, ele fala sobre remuneração na área de saúde.

+

22º Web Meeting SBAO - Lidando com as preferências comportamentais da equipe

Veja o Webmeeting SBAO com a Thais da Silva Santos, ela fala sobre como lidar com as preferências comportamentais da equipe

+

23º Web Meeting SBAO - Discussão Sobre Cases de Sucesso

Neste Webmeeting a Faiga Marques e Cyntia Santiago farão uma discussão sobre Cases de Sucesso!

+

24º Web Meeting SBAO - O médico é um bom gestor?

O médico é um bom gestor? Saiba mais em nosso Webmeeting com o Dr. Vagner Loduca Lima.

+

Programação SBAO no XX Congresso Internacional da SBO

Participe da programação SBAO durante o XX Congresso Internacional da SBO, entre os dias 28 e 30 de junho no Rio de Janeiro.

+

17º Webmeeting SBAO - A Prática do Planejamento Estratégico na Oftalmologia

Planejamento Estratégico é modismo? Por onde começar? Quais os desafios e benefícios do PE? Aprenda mais sobre a Prática do Planejamento Estratégico na...

+

18º Webmeeting SBAO - Aplicação do Lean Seis Sigma em Hospitais e Clínicas Oftalmológicas

Aprenda mais sobre os princípios da filosofia LEAN, a aplicabilidade da filosofia LEAN na área da saúde, ferramentas de gestão LEAN e casos de sucesso no...

+

Praia do Flamengo, 66B sala 401 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Cep: 22210-903 Tel: 21 2285-6052


Copyright © 2014 - SBAO - Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia