Médicos protestam novamente contra planos de saúde

Publicado por: Agência Brasil em 12/09/2011

{T:CONT_TITULO}

 

Os médicos vão parar o atendimento de rotina aos clientes de planos de saúde pela segunda vez este ano. Eles vão fazer um protesto contra as operadoras com uma paralisação no dia 21 de setembro, que vai durar 24 horas.
 
A suspensão das consultas e outros serviços agendados não valerá para os usuários de todos os planos de saúde. Diferentemente da primeira paralisação do último dia 7 de abril, a suspensão vai valer para os clientes das operadoras que não negociaram com os médicos ou apresentaram propostas consideradas insatisfatórias para a categoria. Os profissionais de cada estado vão definir quais planos serão afetados.
 
"O protesto é contra os planos que não vieram negociar com os médicos. Queremos mostrar a inflexibilidade das operadoras", disse o vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Aloísio Tibiriçá Miranda.
 
As entidades médicas vão divulgar nas próximas semanas a lista dos planos que ficarão com atendimento paralisado. De acordo com Miranda, a paralisação deve atingir três ou quatro planos por estado.
 
Os profissionais cobram das operadoras desde abril um reajuste permanente no valor pago pelas consultas e outros procedimentos. Eles também querem o fim da interferência das empresas na autonomia dos médicos, como recusar exames ou dificultar a internação de determinados pacientes.
 
A Secretaria de Direito Econômico (SDE), do Ministério da Justiça, adotou em maio uma medida preventiva que proibia as entidades médicas de boicotar os planos de saúde, cobrar taxa extra dos clientes de planos para fazer o atendimento e promover campanha de descredenciamento em massa dos médicos conveniados para forçar as operadores a pagar menos pelos serviços. O SDE e o CFM disseram que a paralisação do dia 21 não fere a medida.
 
Por meio de nota, a Federação Nacional de Saúde (Fenasaúde), que representa as 15 maiores operadoras do país, disse que participa das negociações sobre a remuneração dos médicos credenciados. A federação informou ainda que as empresas afiliadas estão entre as que pagam os maiores salários aos profissionais.
Tag(s): Notícias

Relacionadas

30º Webmeeting SBAO - Desafio empresarial de empresas familiares: O papel da governança...

Palestra com Horácio Forte Bahia Freire

+

Seja um palestrante do Congresso SBAO

Estamos ansiosos pelo XII Congresso Internacional de Administração em Oftalmologia e mais uma vez a sua participação como palestrante é fundamental para...

+

29º Web Meeting SBAO - Oftalmologia aplicada ao Esporte

Não percam a oportunidade de aprender o impacto da visão para a prática do esporte com o palestrante José Antonio Westphalen.

+

28º Web Meeting SBAO - O mercado atual da saúde

Palestra com Flávio Pagano

+

A SBAO estará presente no 63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia do CBO

A SBAO estará presente no 63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia do CBO. Confira nossa programação e inscreva-se!

+

27º Web Meeting SBAO - Inovação e revolução 4.0

Palestra com Dr. Francisco Irochima

+

26º Web Meeting SBAO - Governança corporativa

Governança corporativa: uma estratégia para a evolução de clínicas familiares? Veja nosso Webmeeting com o Edson Lopes Cedraz Filho, um profissional com 20...

+

25º Web Meeting SBAO - Lei geral de proteção de dados: o que muda na área da saúde

Lei Geral de Proteção de Dados: o que vai mudar para área de saúde. Saiba mais em nosso Webmeeting com os advogados do escritório BMA, Dr. José Eduardo V....

+

Prêmio SBAO

O Prêmio SBAO vai ocorrer de dois em dois anos durante os Congressos Internacionais. Em breve faremos um comunicado com o regulamento para 2020 desse tão...

+

Temas do Congresso SBAO

Oportunidades, indicadores, acreditação, qualidade e governança são alguns dos temas do próximo Congresso SBAO. Veja a grade completa!

+

19º Webmeeting SBAO - Salário emocional como fator competitivo nas organizações

Veja nosso Webmeeting SBAO com a Raquel Vilar, ela fala sobre o Salário emocional como fator competitivo nas organizações.

+

20º Web Meeting SBAO - Os Componentes de uma Equipe de Alta Performance

Veja a palestra com o Augusto Lyra, ele fala sobre Os componentes de uma equipe de alta performance.

+

Praia do Flamengo, 66B sala 401 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Cep: 22210-903 Tel: 21 2285-6052


Copyright © 2014 - SBAO - Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia