Conselho solicitará autoridades que incluam departamento médico nos estádios brasileiros

Publicado por: CFM em 25/02/2011

{T:CONT_TITULO}

 

O Conselho Federal de Medicina (CFM) solicitará nos próximos dias que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) incluam nos projetos dos estádios brasileiros um departamento médico para atendimentos de urgência. Para o CFM, os estádios que serão construídos para a Copa de 2014 e para as Olimpíadas de 2016 devem ter uma infra-estrutura capaz de atender a pacientes em urgência e que esteja adequado ás regras da entidade.
 
Segundo o coordenador da Câmara Técnica de Medicina do Esporte e vice-presidente do CFM, Emmanuel Fortes, as ambulâncias hoje oferecidas nos jogos são capazes de salvar vidas, mas são subutilizadas quando necessitam transportar quadros leves. “É preciso uma condição mínima para atendimento dos atletas e dos torcedores. A ambulância ajuda a encaminhar os pacientes graves, mas é necessária uma triagem deste primeiro atendimento para definir quem deve ser transportado”.
 
A Câmara Técnica do CFM reuniu-se nesta quarta-feira (23) para discutir o funcionamento de departamentos médicos de entidades de práticas esportivas, especialmente daquelas onde atividades físicas são praticadas profissionalmente.
 
Em 2010 a Câmara Técnica definiu critérios para o bom funcionamento de dois tipos de consultório: aqueles destinados apenas a consultas e avaliações e os que podem ser usados para pequenas intervenções. “Queremos regular a prática segura de atividades físicas em ambientes de lazer e de esporte de alto rendimento”, explica Fortes.
 
Participaram também da reunião os membros Serafim Borges (médico do esporte e cardiologista, do Clube de Regatas Flamengo), Nabil Ghorayeb (médico do esporte e cardiologista), Ricardo Munir Nahas (ortopedista e médico do esporte, diretor-científico da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte) e Wilson Piazza (ex-atleta, presidente da Federação das Associações de Atletas Profissionais).
Tag(s): Notícias

Relacionadas

31º Webmeeting SBAO - Como reduzir os riscos de Cyber ataque

31º Webmeeting SBAO - Como reduzir os riscos de Cyber ataque - Palestra com Jonas Moreira

+

30º Webmeeting SBAO - Desafio empresarial de empresas familiares: O papel da governança...

Palestra com Horácio Forte Bahia Freire

+

Seja um palestrante do Congresso SBAO

Estamos ansiosos pelo XII Congresso Internacional de Administração em Oftalmologia e mais uma vez a sua participação como palestrante é fundamental para...

+

29º Web Meeting SBAO - Oftalmologia aplicada ao Esporte

Não percam a oportunidade de aprender o impacto da visão para a prática do esporte com o palestrante José Antonio Westphalen.

+

28º Web Meeting SBAO - O mercado atual da saúde

Palestra com Flávio Pagano

+

A SBAO estará presente no 63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia do CBO

A SBAO estará presente no 63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia do CBO. Confira nossa programação e inscreva-se!

+

27º Web Meeting SBAO - Inovação e revolução 4.0

Palestra com Dr. Francisco Irochima

+

26º Web Meeting SBAO - Governança corporativa

Governança corporativa: uma estratégia para a evolução de clínicas familiares? Veja nosso Webmeeting com o Edson Lopes Cedraz Filho, um profissional com 20...

+

25º Web Meeting SBAO - Lei geral de proteção de dados: o que muda na área da saúde

Lei Geral de Proteção de Dados: o que vai mudar para área de saúde. Saiba mais em nosso Webmeeting com os advogados do escritório BMA, Dr. José Eduardo V....

+

Prêmio SBAO

O Prêmio SBAO vai ocorrer de dois em dois anos durante os Congressos Internacionais. Em breve faremos um comunicado com o regulamento para 2020 desse tão...

+

Temas do Congresso SBAO

Oportunidades, indicadores, acreditação, qualidade e governança são alguns dos temas do próximo Congresso SBAO. Veja a grade completa!

+

19º Webmeeting SBAO - Salário emocional como fator competitivo nas organizações

Veja nosso Webmeeting SBAO com a Raquel Vilar, ela fala sobre o Salário emocional como fator competitivo nas organizações.

+

Praia do Flamengo, 66B sala 401 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Cep: 22210-903 Tel: 21 2285-6052


Copyright © 2014 - SBAO - Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia