Presidentes do CFM e do Cofen discutem fortalecimento das profissões

Publicado por: CFM em 21/02/2011

{T:CONT_TITULO}

 

Os Conselhos Federais de Medicina e Enfermagem estudam uma agenda política comum entre as categorias. Os presidentes das entidades, Roberto Luiz d Ávila e Manoel Carlos Neri Silva, estiveram reunidos nesta terça-feira (15), em Brasília.
 
Durante o encontro ficou acertado que os dois principais conselhos da área da saúde vão iniciar um processo de aproximação, visando a construção de uma agenda que contemple o fortalecimento das profissões. O primeiro ponto a ser colocado em pauta é uma campanha para coibir a proliferação de escolas médicas e de enfermagem sem as condições ideais para seus funcionamentos. O segundo, conforme acertado, é a luta pela carreira do Sistema Único de Saúde (SUS) para os profissionais da saúde.
 
Em relação ao projeto de lei que trata da regulamentação da Medicina, ficou acordado que será aberto um novo canal de conversação entre o Cofen e CFM de modo que resguarde a lei do exercício profissional da enfermagem. “O texto não elimina os avanços alcançados pela multiprofissionalidade da atenção em saúde. Pelo contrário, ele valoriza o espaço dos outros profissionais ao ressaltar o que as regulamentações de cada uma dessas categorias já fizeram quando definiram o escopo de suas atuações”, defendeu d Avila.
 
Para o presidente do Cofen é preciso que o exercício profissional se atenha as suas respectivas áreas de atuação regulamentadas pela legislação vigente. "A enfermagem trabalha em equipe com a Medicina e jamais vai exercer competências além dos limites estabelecidos em lei", disse Silva.
Roberto d Ávila, a convite do presidente Manoel Carlos Neri, participará da próxima reunião plenária do Conselho Federal de Enfermagem, na quarta-feira (23). O médico estará acompanhado do vice-presidente da entidade, Carlos Vital, o secretário-geral, Henrique Batista, e o tesoureiro, José Hiran Gallo.
Tag(s): Notícias

Relacionadas

Lives SBAO - Como os novos protocolos de segurança irão impactar na produtividade das clínicas?

Como manter a sustentabilidade da empresa com as novas regras de segurança? Ajuste no fluxo de pacientes e espaço para o modelo pós pandemia Rotinas para...

+

Uma vitória histórica

Vencemos os optometristas no STF e garantimos a manutenção dos Decretos nº 20.931 e nº24.492, de 1932 e 1934, respectivamente

+

Lives SBAO - AVANÇOS DA TELEMEDICINA:COMO MOTIVAR OS PACIENTES PARA A MANUTENÇÃO DO TRATAMENTO?

Quais os limites e vantagens após 60 dias usando a telemedicina? Como está sendo o processo de pagamento? Qual o custo e o grau de satisfação dos pacientes?

+

Lives SBAO - Saúde suplementar e a interface com os convênios: o que mudou?

As operadoras de saúde irão propor mudanças na forma de remuneração? Preciso migrar para um novo modelo de negócio sem intermediários? Novas modalidades...

+

Lives SBAO - Gestão das Clínicas em Tempos de Covid

Gestão das clínicas em tempos de COVID-19 Planejamento Financeiro, Gestão de Custos e Aspectos Tributários

+

Adiado o XII Congresso Internacional da SBAO

Em função da classificação de pandemia do Coronavírus (COVID-19), a SBAO comunica o adiamento do XII Congresso Internacional da SBAO

+

31º Webmeeting SBAO - Como reduzir os riscos de Cyber ataque

31º Webmeeting SBAO - Como reduzir os riscos de Cyber ataque - Palestra com Jonas Moreira

+

30º Webmeeting SBAO - Desafio empresarial de empresas familiares: O papel da governança...

Palestra com Horácio Forte Bahia Freire

+

29º Web Meeting SBAO - Oftalmologia aplicada ao Esporte

Não percam a oportunidade de aprender o impacto da visão para a prática do esporte com o palestrante José Antonio Westphalen.

+

28º Web Meeting SBAO - O mercado atual da saúde

Palestra com Flávio Pagano

+

A SBAO estará presente no 63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia do CBO

A SBAO estará presente no 63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia do CBO. Confira nossa programação e inscreva-se!

+

27º Web Meeting SBAO - Inovação e revolução 4.0

Palestra com Dr. Francisco Irochima

+

Praia do Flamengo, 66B sala 401 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Cep: 22210-903 Tel: 21 2285-6052


Copyright © 2014 - SBAO - Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia