Processos judiciais contra serviços de saúde passam de 112 mil em todo o País

Publicado por: Revista Fator/Prontuário de Notícias em 16/11/2010

{T:CONT_TITULO}

O brasileiro não está satisfeito com a saúde oferecida no País. Prova disso é o número de demandas judiciais referentes ao setor, que já ultrapassa 112 mil.

 

Em sua maioria, os 112.324 processos abertos são referentes à dificuldade de acesso a medicamentos e a procedimentos médicos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

 
A escassez de vagas em hospitais públicos, bem como as ações de usuários de seguros e planos privados de saúde, engrossam a lista de insatisfação.
 
A constatação faz parte de um levantamento parcial realizado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que realizou um balanço em 20 tribunais brasileiros.
 
O conselho sustenta que, devido à fase inicial da pesquisa, não é possível traçar ainda um parâmetro comparativo entre os estados onde as queixas da população, feitas na Justiça em relação à saúde, se encontram em pior situação.
 
No entanto, o diagnóstico de que São Paulo e Rio de Janeiro amargam situação crítica já pode ser dado. No estado paulista, apenas na primeira instância existem 44.690 processos do tipo, enquanto no carioca, na mesma base, existem 25.234.
 
Dos TRFs (Tribunais Regionais Federais) com mais processos registrados está o tribunal da 4ª Região, que abrange os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná com 23.421 processos.
 
Tribunais de Minas Gerais e do Espírito Santo, além do TRF 2, que abrange Rio de Janeiro e Espírito Santo, também são destaques.
 
O levantamento realizado pelo CNJ antecede os preparativos para o primeiro encontro do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde, previsto para acontecer nos próximos dias 18 e 19 em São Paulo.
 
Durante o evento, serão discutidas propostas para a solução de conflitos envolvendo o setor de saúde. O objetivo é monitorar constantemente as demandas voltadas para o setor, em cada tribunal brasileiro.
Tag(s): Notícias

Relacionadas

30º Webmeeting SBAO - Desafio empresarial de empresas familiares: O papel da governança...

Palestra com Horácio Forte Bahia Freire

+

Seja um palestrante do Congresso SBAO

Estamos ansiosos pelo XII Congresso Internacional de Administração em Oftalmologia e mais uma vez a sua participação como palestrante é fundamental para...

+

29º Web Meeting SBAO - Oftalmologia aplicada ao Esporte

Não percam a oportunidade de aprender o impacto da visão para a prática do esporte com o palestrante José Antonio Westphalen.

+

28º Web Meeting SBAO - O mercado atual da saúde

Palestra com Flávio Pagano

+

A SBAO estará presente no 63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia do CBO

A SBAO estará presente no 63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia do CBO. Confira nossa programação e inscreva-se!

+

27º Web Meeting SBAO - Inovação e revolução 4.0

Palestra com Dr. Francisco Irochima

+

26º Web Meeting SBAO - Governança corporativa

Governança corporativa: uma estratégia para a evolução de clínicas familiares? Veja nosso Webmeeting com o Edson Lopes Cedraz Filho, um profissional com 20...

+

25º Web Meeting SBAO - Lei geral de proteção de dados: o que muda na área da saúde

Lei Geral de Proteção de Dados: o que vai mudar para área de saúde. Saiba mais em nosso Webmeeting com os advogados do escritório BMA, Dr. José Eduardo V....

+

Prêmio SBAO

O Prêmio SBAO vai ocorrer de dois em dois anos durante os Congressos Internacionais. Em breve faremos um comunicado com o regulamento para 2020 desse tão...

+

Temas do Congresso SBAO

Oportunidades, indicadores, acreditação, qualidade e governança são alguns dos temas do próximo Congresso SBAO. Veja a grade completa!

+

19º Webmeeting SBAO - Salário emocional como fator competitivo nas organizações

Veja nosso Webmeeting SBAO com a Raquel Vilar, ela fala sobre o Salário emocional como fator competitivo nas organizações.

+

20º Web Meeting SBAO - Os Componentes de uma Equipe de Alta Performance

Veja a palestra com o Augusto Lyra, ele fala sobre Os componentes de uma equipe de alta performance.

+

Praia do Flamengo, 66B sala 401 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Cep: 22210-903 Tel: 21 2285-6052


Copyright © 2014 - SBAO - Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia