Cremerj não pode punir estudantes que atuam como falsos médicos

Publicado por: G1 em 09/09/2010

{T:CONT_TITULO}

A prisão de um estudante de medicina que atuava como médico em um hospital na Baixada Fluminense chamou a atenção Conselho Regional de Medicina (Cremerj). O Cremerj trata casos de exercício ilegal da medicina como questão de polícia.

 
O conselho não tem autoridade para punir ou investigar estudantes, pois eles ainda não são profissionais. Entretanto, os diretores técnicos das unidades de saúde são responsáveis pela prática da medicina nas instituições e, por isso, devem se preocupar com quem é contratado e se estudantes estão sendo supervisionados.
 
Quando fica constatada a irregularidade, este diretor pode responder perante o Cremerj. A pena máxima para os médicos condenados pelo conselho é a cassação do registro.
 
Para se prevenir deste crime, no caso de consulta, os pacientes devem procurar no site do Cremerj se o registro do médico está ativo. Muitas vezes, os criminosos usam CRM cancelado, de médicos que já morreram ou se transferiram para outro estado.
 
Em casos de consulta de emergência, quando o paciente não tem como checar com antecedência, ele deve perguntar o nome do médico, pedir a identificação do profissional e falar com alguém da direção caso desconfie de algo.
 
O Cremerj ressalta que se o profissional se apresenta com um nome, ele não pode carimbar com outro. As carteiras de identificação médica dos profissionais registrados junto ao órgão tem foto, são feitas na Casa da Moeda e, segundo o conselho, impossíveis de falsificar.
 
Para tentar reduzir a incidência de casos de exercício ilegal da medicina, o conselho está cadastrando os cerca de 55 mil profissionais para que haja uma foto associada ao CRM deles no endereço virtual do conselho. A iniciativa começou no ano passado e deve estar no ar no próximo mês.
Tag(s): Notícias

Relacionadas

31º Webmeeting SBAO - Como reduzir os riscos de Cyber ataque

31º Webmeeting SBAO - Como reduzir os riscos de Cyber ataque - Palestra com Jonas Moreira

+

30º Webmeeting SBAO - Desafio empresarial de empresas familiares: O papel da governança...

Palestra com Horácio Forte Bahia Freire

+

Seja um palestrante do Congresso SBAO

Estamos ansiosos pelo XII Congresso Internacional de Administração em Oftalmologia e mais uma vez a sua participação como palestrante é fundamental para...

+

29º Web Meeting SBAO - Oftalmologia aplicada ao Esporte

Não percam a oportunidade de aprender o impacto da visão para a prática do esporte com o palestrante José Antonio Westphalen.

+

28º Web Meeting SBAO - O mercado atual da saúde

Palestra com Flávio Pagano

+

A SBAO estará presente no 63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia do CBO

A SBAO estará presente no 63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia do CBO. Confira nossa programação e inscreva-se!

+

27º Web Meeting SBAO - Inovação e revolução 4.0

Palestra com Dr. Francisco Irochima

+

26º Web Meeting SBAO - Governança corporativa

Governança corporativa: uma estratégia para a evolução de clínicas familiares? Veja nosso Webmeeting com o Edson Lopes Cedraz Filho, um profissional com 20...

+

25º Web Meeting SBAO - Lei geral de proteção de dados: o que muda na área da saúde

Lei Geral de Proteção de Dados: o que vai mudar para área de saúde. Saiba mais em nosso Webmeeting com os advogados do escritório BMA, Dr. José Eduardo V....

+

Prêmio SBAO

O Prêmio SBAO vai ocorrer de dois em dois anos durante os Congressos Internacionais. Em breve faremos um comunicado com o regulamento para 2020 desse tão...

+

Temas do Congresso SBAO

Oportunidades, indicadores, acreditação, qualidade e governança são alguns dos temas do próximo Congresso SBAO. Veja a grade completa!

+

19º Webmeeting SBAO - Salário emocional como fator competitivo nas organizações

Veja nosso Webmeeting SBAO com a Raquel Vilar, ela fala sobre o Salário emocional como fator competitivo nas organizações.

+

Praia do Flamengo, 66B sala 401 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Cep: 22210-903 Tel: 21 2285-6052


Copyright © 2014 - SBAO - Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia